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Abstract(s)
O Ensino de enfermagem vive na actualidade um dos períodos do seu processo evolutivo onde o debate se impõe de forma profunda, mobilizando os actores, os contextos e os saberes ao longo das diferentes épocas numa abordagem que é suportada em dois pressupostos organizadores:
1 - Um, em que reflectimos numa perspectiva sócio-histórica sobre a evolução da educação em enfermagem em Portugal, por referência à segunda metade do século XX e início do século XXI, reportando-nos essencialmente a um conjunto de factos que caracterizam a década de 90 e o início do século XXI.
2 - Outro, em que consideramos de forma integrada, este período como um espaço transicional de análise, que nos permite reflectir sobre se, na actualidade o ensino de enfermagem vive uma mudança de paradigma ou se estamos perante um paradigma em transição. Posicionamo-nos manifestamente na segunda perspectiva.
Recorremos ao modelo transicional, como metodologia de análise sócio-histórica do
fenómeno.
Finalizaremos partilhando alguns aspectos para reflexão, no âmbito das perspectivas de
desenvolvimento do ensino de enfermagem, mobilizando para o efeito os constrangimentos advenientes essencialmente das incertezas com que o presente e o futuro se nos apresenta.
Description
Keywords
Enfermagem Ensino Modelo transicional Processo de Bolonha
Citation
Pensar Enfermagem, Vol. 13 N.º 1 1º Semestre de 2009
Publisher
Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Enfermagem