Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A comunicação da responsabilidade social empresarial das empresas associadas à rede nacional do Pacto Global das Nações Unidas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
CIDALIA_LOURENÇO.pdf1.05 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Ao longo das últimas décadas, tem sido efetuada uma extensa investigação sobre o conceito de Responsabilidade Social das Empresas (RSE), analisando a forma como as empresas contribuem para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa. Reconhecendo esta questão, numerosas organizações nacionais e internacionais estão a abordar estas preocupações através de iniciativas relacionadas com a RSE, como o Pacto Global das Nações Unidas. Assim, o objetivo desta dissertação foi analisar os websites corporativos das empresas subscritoras que fazem parte dos órgãos de decisão da rede portuguesa do Pacto Global das Nações Unidas. O foco principal foi a proeminência, a presença e a ênfase dada aos conteúdos relacionados com a RSE, bem como o compromisso e a adesão aos dez princípios do Pacto Global das Nações Unidas. Parte-se do princípio de que os conteúdos que destacam intervenções socialmente responsáveis devem ter um lugar de relevo nos websites das empresas, estando assim em linha com o objetivo declarado aquando da adesão à rede nacional. As principais conclusões do estudo indicam que as empresas estudadas, apesar de terem nos seus websites múltiplos conteúdos relacionados com a RSE, aparentam ter pouca facilidade na interatividade dentro dos websites, uma navegabilidade pouco intuitiva, e design complexo para os utilizadores. A natureza desta comunicação parece ser predominantemente unilateral, com um envolvimento limitado das partes interessadas.

Description

Keywords

Comunicação Responsabilidade Social Empresarial Websites Pacto Global das Nações Unidas Rede Portuguesa do Global Compact Stakeholders

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue