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A responsabilidade social e o marketing social das empresas automóveis no âmbito da prevenção rodoviária

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorGomes, Sandra
dc.contributor.authorOliveira, Paula
dc.date.accessioned2016-05-06T16:43:32Z
dc.date.available2016-05-06T16:43:32Z
dc.date.issued2014-07-15
dc.description.abstractDiversas instituições têm desenvolvido esforços para alertar, sensibilizar e educar os cidadãos no sentido de combater a sinistralidade rodoviária. Neste contexto, inserem-se as campanhas publicitárias de prevenção rodoviária que são realizadas em Portugal desde há vinte anos. Adicionalmente, as ações de marketing social desenvolvidas por diversas empresas, pretendem mudar atitudes, comportamentos e as políticas de responsabilidade social empresarial sobre a prevenção e segurança rodoviária. São essas realidades que serão alvo de análise, estudo e reflexão nesta dissertação. Existem alguns profissionais que direta ou indiretamente são confrontados com esta realidade e, sobretudo os mais atentos, preocupam-se em perceber se há resultados positivos resultantes destas campanhas, assim como compreender se o investimento que é feito, quer por entidades públicas quer privadas, surte efeito. Nesse pressuposto, foram equacionadas proposições e enveredou-se por uma metodologia qualitativa exploratória, fundamentada nos princípios da grounded theory, uma vez que esta realidade não pode ser quantificada mas sim estudada a partir de dados fragmentados para a construção de uma nova realidade. Pretendeu-se, assim, estudar esta realidade recorrendo à pesquisa documental e a entrevistas em profundidade. Já para uma melhor compreensão do ponto de vista empresarial, recorreu-se a um estudo de caso da empresa Toyota Caetano Portugal. Após análises cruzadas de dados e tratamento da informação chegou-se à conclusão: existe uma lacuna na investigação académica sobre a compreensão do fenómeno do ponto de vista empresarial.pt_PT
dc.identifier.tid201146690pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/13507
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketing socialpt_PT
dc.subjectResponsabilidade socialpt_PT
dc.subjectPrevenção rodoviáriapt_PT
dc.titleA responsabilidade social e o marketing social das empresas automóveis no âmbito da prevenção rodoviáriapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

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