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Abstract(s)
O presente Relatório Final de Mestrado em Educação Pré-Escolar teve como principal objetivo compreender como é que se estabelecem relações sociais em crianças com Necessidades de Saúde Especiais (NSE), numa sala de Pré-escolar do ensino regular, e como a cooperação é uma estratégia para que haja sucesso nas relações sociais. Do ponto de vista metodológico, este trabalho foi desenvolvido através de um estudo exploratório, que se realizou durante o estágio em contexto de pré-escolar, com o intuito de validar a questão definida. Adotou-se uma metodologia de investigação qualitativa interpretativa, baseada em entrevistas orais de perguntas abertas. Desta forma, criou-se a entrevista semiestruturada feita a cinco educadoras do Pré-escolar, com o objetivo de obter respostas à problemática. Tendo em conta que a inclusão é um dos desafios enfrentados diariamente pelos profissionais de educação, importa saber como é que as crianças com NSE se relacionam com os seus pares. De igual modo, importa saber quais as estratégias que são mais utilizadas para que as relações se desenvolvam de uma forma natural e inclusiva. Esta investigação permitiu adquirir conhecimentos sobre a forma como as crianças estabelecem as relações com os seus pares e o papel da cooperação como estratégia facilitadora. Confirmou também que os profissionais de educação estão atentos à temática da inclusão; note-se que em todas as entrevistas a ideia principal apresentada pelos sujeitos é de que diariamente são desenvolvidos esforços no sentido de reforçar comportamentos positivos conducentes a reforçar sentimentos de aceitação das diferenças, ou seja, influenciar positivamente as crianças para a inclusão.
Description
Keywords
Educação Inclusão Necessidades educativas especiais Cooperação