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Abstract(s)
A arte rupestre que se estende ao longo do rio Tejo é considerada como um dos maiores complexos ao ar livre de arte Pós-Paleolitica, não só na Península Ibérica mas também da Europa. Milhares de imagens banham as margens do rio Tejo num repertorio que conjuga todas as formas de representação. Contudo, com a construção da barragem nos anos 70, mais de 90% desta arte rupestre foi condenada às profundezas do rio para sempre. No entanto e antes do nível da água subir, conseguiu-se preservar grande parte da arte através da transferência das gravuras para moldes de Latex. Estes moldes, ao cuidado do Museu do COA, são da responsabilidade do CNART (Centro Nacional de Arte Rupestre). Por meio do projecto RUPTEJO 2008 – Presente, os moldes foram emprestados ao Instituto Terra e Memoria, Mação, Portugal, onde os investigadores ligados ao projecto podem estudar e tentar compreender os aspectos culturais sociais e técnicos, dando deste modo alguma justiça aos autores originais deste conjunto fascinantes de gravuras. Esta tese foca-se no estudo do sito de Gardete analisando os seus aspectos tipológicos e técnicos, estando inserida numa serie de estudos levados a cabo noutros sítios do Tejo ao longo dos anos que tentam contribuir para uma melhor compreensão de todo o complexo do Tejo. Elaborou-se deste modo um catálogo das gravuras de modo a manter viva a mística e curiosidade que o complexo de arte rupestre do rio tejo desperta nos seus observadores.
Description
Master Erasmus Mundus em quaternário e pré-história. Volume I e II
Keywords
Arte Rupestre Vale do Tejo Cronologia Gravura Tipologia
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Publisher
Instituto Politécnico de Tomar. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro