Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A Participação das crianças em contexto de educação pré-escolar: Conceções de um grupo de educadoras de infância

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Nádia Vasques.pdf513.87 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A importância da participação das crianças tem ganho cada vez mais relevância nas abordagens educativas. Contudo, a correspondência entre o que se defende em teoria e o que se aplica na prática nem sempre é coerente. Ao longo da minha prática, como estudante estagiária, surgiram várias interrogações ao observar a participação das crianças nas rotinas do dia-a-dia em ambiente educativo. Perguntei-me se os profissionais teriam esta mesma perceção e, assim sendo, este trabalho surge a partir destas questões. O presente trabalho foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e tem como principal objetivo apresentar reflexões de educadoras de infância sobre a participação das crianças em contexto de educação pré escolar. O estudo visa compreender as suas perspetivas sobre a participação das crianças, de que forma a integram na organização do ambiente educativo e que obstáculos encontram a essa participação. Para tal, foram recolhidos dados empíricos junto de 15 educadoras, utilizando uma metodologia qualitativa, tendo os dados sido analisados através de uma análise de conteúdo. Os resultados evidenciam a importância atribuída à participação das crianças no contexto de educação pré-escolar, contudo, observam-se diferenças nas perspetivas e nas práticas entre os profissionais.
The importance of children's participation has increasingly gained prominence in educational approaches. However, the alignment between theoretical principles and practical implementation is not always consistent. Throughout my practice as a student intern, various questions emerged as I observed children’s participation in daily routines within an educational environment. I wondered if professionals shared this perception, and thus, this work arises from these inquiries. This study was conducted within the scope of the Master's in Preschool Education and primarily aims to present reflections from early childhood educators regarding children's participation in the preschool education context. The study seeks to understand their perspectives on children’s participation, how they incorporate it into the organization of the educational environment, and what obstacles they encounter in fostering such participation. To achieve this, empirical data were collected from 15 educators, utilizing a qualitative methodology, with data analyzed through content analysis. The results highlight the importance attributed to children’s participation in the preschool education context; however, differences in perspectives and practices among professionals were observed.

Description

Keywords

Participação das crianças; Educação pré-escolar; Reflexão; Papel do educador Children's participation, Preschool education, Reflection, Role of the educator

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue