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A cancel culture nas marcas: um caso de estudo sobre a Victorias´s Secret e o seu rebranding

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Abstract(s)

Este estudo pretende analisar o rebranding da marca Victoria’s Secret, após ter sido vítima do fenómeno Cancel Culture, que emerge como o elemento contemporâneo a estudar da influência cultural sobre as marcas, e na relação com o comportamento dos consumidores. Tendências emergentes e comportamentos socioculturais podem ter influência na interpretação dos consumidores sobre as marcas, e a análise contínua das mesmas é importante para que a gestão de marcas seja, como Gomes (2015) refere, “[...] uma tarefa capaz de gerir alterações nos comportamentos, implementando narrativas que reflitam as novas mentalidades, necessidades e interesses do consumidor.”. Os consumidores parecem demonstrar uma maior exigência e preocupação com o comportamento e a comunicação das marcas, questionando-se a força de conceitos como Inclusão, Diversidade e Representatividade (WGSN, 2021). Este estudo visa analisar a interpretação do consumidor sobre a marca após o rebranding, e procura conhecer a influência dos processos globais de adaptação da marca, na realidade portuguesa. Para aprofundar esta problemática, desenvolve-se um enquadramento teórico sobre os temas e a marca, incluindo a recolha de dados secundários. O trabalho de campo assenta num questionário online, entrevistas a profissionais da área, como bookers de agências, e na aplicação da metodologia focus group, direcionada a consumidores representativos da marca. Como resultado, pretende-se obter resposta à força dos conceitos mencionados acima, na perspetiva do consumidor, bem como à eficácia do rebranding como ferramenta de adaptação por parte da marca. Espera-se ainda compreender o impacto da Cancel Culture na relação dos consumidores com as marcas, problematizando os resultados da visão final sobre todo o percurso desta investigação.
This study intends to analyze the rebranding of the brand Victoria’s Secret, after being victim of the Cancel Culture phenomenon, which emerges as the contemporary element to be studied of the cultural influence on brands, and in relation to consumer behaviour. Emerging trends and sociocultural behaviours can influence consumers’ interpretation of brands, and their continuous analysis is important for brand management to be, as Gomes (2015) refers, “[…] a task capable of managing changes in behaviours, implementing narratives that reflect new consumer mindsets, needs and interests.”. Consumers seem to be more demanding and concerned about the behaviour and communication of brands, questioning the strength of concepts such as Inclusion, Diversity and Representativeness (WGSN, 2021). This study aims to analyze the consumer’s interpretation of the brand after the rebranding and seeks to understand the influence of the global processes of brand adaptation, in the Portuguese reality. To deepen the issue, a theoretical framework is developed on the themes and the brand, including the collection of secondary data. The field work is based on a online quiz, interviews with professionals in the area such as agency bookers, and on the application of the focus group methodology, aimed at representative consumers of the brand. As a result, we intend to obtain a response to the strength of the concepts mentioned above, from the consumers’ perspective, as well as the effectiveness of rebranding as a tool for adaptation by the brand. It is also expected to understand the impact of Cancel Culture on the relationship between consumers and brands, questioning the results of the final view of the entire course of this investigation.

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Cancel culture Comportamento sociocultural Rebranding Tendências Victoria’s Secret

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