Repository logo
 
Publication

Gestão do currículo no jardim de infância e na escola do 1.º ciclo: estilos de empenhamento das educadoras e das professoras que ajudam as crianças a construir o pensamento crítico

dc.contributor.authorMarchão, Amélia
dc.date.accessioned2014-07-07T12:09:42Z
dc.date.available2014-07-07T12:09:42Z
dc.date.issued2013-11-15
dc.description.abstractApresentam-se neste artigo os resultados de um estudo que se desenvolveu no distrito de Portalegre, Portugal. O estudo incluiu seis estudos de caso – três salas de educação pré-escolar e três salas do 1.º ciclo do ensino básico – e foi o seu objetivo principal desocultar as práticas pedagógicas das educadoras de infância e das professoras do 1.º ciclo. Assim, através de um quadro essencialmente narrativo, interpretativo e reflexivo, a autora identificou e discutiu processos de construção e gestão curricular e os estilos de empenhamento das educadoras e das professoras na promoção de oportunidades para a construção do pensamento crítico das crianças que frequentam a Educação Pré-escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Entre outras formas de triangular os dados emergentes no processo de observação sistemático foi usada a Escala de Observação do Estilo de Interação do Adulto na Educação de Infância (ASOS – ECE – Forma B, Laevers, 1994), na versão adaptada para Portugal (ME, 2009).por
dc.identifier.issn1681-5653
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/6532
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherRevista Iberoamericana de Educación/Revista Ibero-americana de Educaçãopor
dc.relation.publisherversionhttp://www.rieoei.org/deloslectores/5737Gandum.pdfpor
dc.subjectGestão curricularpor
dc.subjectpensamento críticopor
dc.subjectpráticas pedagógicaspor
dc.titleGestão do currículo no jardim de infância e na escola do 1.º ciclo: estilos de empenhamento das educadoras e das professoras que ajudam as crianças a construir o pensamento críticopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleRevista Iberoamericana de Educación/Revista Ibero-americana de Educaçãopor
oaire.citation.volumeNº63/2por
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Artigo publicado na revista Iberoamericana de Educación n.63-2_2013, Amélia Marchão.pdf
Size:
2.23 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: