Publication
Gestão do currículo no jardim de infância e na escola do 1.º ciclo: estilos de empenhamento das educadoras e das professoras que ajudam as crianças a construir o pensamento crítico
| dc.contributor.author | Marchão, Amélia | |
| dc.date.accessioned | 2014-07-07T12:09:42Z | |
| dc.date.available | 2014-07-07T12:09:42Z | |
| dc.date.issued | 2013-11-15 | |
| dc.description.abstract | Apresentam-se neste artigo os resultados de um estudo que se desenvolveu no distrito de Portalegre, Portugal. O estudo incluiu seis estudos de caso – três salas de educação pré-escolar e três salas do 1.º ciclo do ensino básico – e foi o seu objetivo principal desocultar as práticas pedagógicas das educadoras de infância e das professoras do 1.º ciclo. Assim, através de um quadro essencialmente narrativo, interpretativo e reflexivo, a autora identificou e discutiu processos de construção e gestão curricular e os estilos de empenhamento das educadoras e das professoras na promoção de oportunidades para a construção do pensamento crítico das crianças que frequentam a Educação Pré-escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Entre outras formas de triangular os dados emergentes no processo de observação sistemático foi usada a Escala de Observação do Estilo de Interação do Adulto na Educação de Infância (ASOS – ECE – Forma B, Laevers, 1994), na versão adaptada para Portugal (ME, 2009). | por |
| dc.identifier.issn | 1681-5653 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/6532 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.peerreviewed | yes | por |
| dc.publisher | Revista Iberoamericana de Educación/Revista Ibero-americana de Educação | por |
| dc.relation.publisherversion | http://www.rieoei.org/deloslectores/5737Gandum.pdf | por |
| dc.subject | Gestão curricular | por |
| dc.subject | pensamento crítico | por |
| dc.subject | práticas pedagógicas | por |
| dc.title | Gestão do currículo no jardim de infância e na escola do 1.º ciclo: estilos de empenhamento das educadoras e das professoras que ajudam as crianças a construir o pensamento crítico | por |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.title | Revista Iberoamericana de Educación/Revista Ibero-americana de Educação | por |
| oaire.citation.volume | Nº63/2 | por |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | article | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Artigo publicado na revista Iberoamericana de Educación n.63-2_2013, Amélia Marchão.pdf
- Size:
- 2.23 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.82 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
