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Representação da mulher portuguesa nos anúncios publicitários de cosméticos: Perceção, atitude e intenção de compra

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorDomingos, Catarina
dc.contributor.authorBarbosa, Margarida Gonçalves Marta Varajão
dc.date.accessioned2021-04-27T16:18:02Z
dc.date.available2021-04-27T16:18:02Z
dc.date.issued2021-03-01
dc.description.abstractVivemos numa sociedade de consumo inserida numa era digital, onde o acesso à informação é cada vez maior e a ligação com as marcas se fortalece. Com a tecnologia, a publicidade chega aos consumidores através de um clique e com ela uma elevada quantidade de informação sobre o que consumir. As mensagens por ela veiculadas geram impacto e influenciam as nossas opiniões e sentimentos, ditando a forma como nos comportamos. A publicidade de cosméticos recorre ao visual para se destacar, exibindo mulheres que encaixam no padrão de beleza ideal, utilizando o seu físico como ponto de venda. É exercida uma pressão na mulher para se cuidar e apresentar impecável, quase como se se tratasse de uma construção social. Levanta-se então a preocupação com a mensagem difundida por este tipo de publicidade, em especial, com o impacto que esta possa ter na forma como a sociedade perceciona a mulher. Desenvolveu-se esta investigação com o propósito de compreender como a própria mulher perceciona a forma como se encontra representada nas campanhas publicitárias de cosméticos. Além disso, por se reconhecer o impacto que a publicidade tem nas atitudes e comportamentos pessoais, procurou-se aferir o impacto que essa perceção tem na atitude e intenção de compra da mulher portuguesa. Neste sentido, recorreu-se a uma metodologia mista, combinando os resultados de uma análise de dados qualitativos com os resultados de análise quantitativa, de forma a responder ao objetivo da investigação. Realizaram-se três sessões de focus group – cujos dados foram submetidos a análise de conteúdo – e um inquérito por questionário – cujas hipóteses a validar foram testadas através de análise descritiva e correlação de Pearson.pt_PT
dc.identifier.tid202708004pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/36311
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectComportamento do consumidorpt_PT
dc.subjectPerceçãopt_PT
dc.subjectAtitudept_PT
dc.subjectIntenção de comprapt_PT
dc.subjectPublicidade de cosméticospt_PT
dc.subjectRepresentação da mulherpt_PT
dc.titleRepresentação da mulher portuguesa nos anúncios publicitários de cosméticos: Perceção, atitude e intenção de comprapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

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