Repository logo
 
Publication

A adaptação das crianças em contextos de creche e jardim-de-infância

dc.contributor.advisorMoura, Ana Francisca
dc.contributor.authorPereira, Ana Cláudia Veríssimo
dc.date.accessioned2015-12-18T11:45:56Z
dc.date.available2015-12-18T11:45:56Z
dc.date.issued2015-12
dc.date.submitted2015-12
dc.description.abstractO presente relatório insere-se no âmbito do estudo da adaptação das crianças em creche e jardim-de-infância, com o objetivo de estudar este processo em ambos os contextos. Tendo em conta que estas valências são consideradas, por parte dos pais, espaços de confiança onde entregam os seus filhos, é fundamental que exista uma parceria entre o educador e os pais no momento de receber uma criança nova. Ao educador destina-se o papel de alcançar as melhores estratégias para que a inclusão da criança seja proporcionada de uma forma suavizada, desenvolvendo sentimentos de proteção e confiança na criança e também nos pais. Relativamente aos aspetos metodológicos, utilizarei como método a pesquisa qualitativa, tendo como procedimento de recolha de informação as notas de campo que elaborei ao longo dos estágios, as respostas das educadoras ao questionário, e também alguns testemunhos das crianças. A conclusão deste trabalho põe em evidência respostas à questão que lhe deu início, ou seja, à questão de investigação ação que visa compreender quais os comportamentos adequados a adotar por parte do educador com crianças recém-chegadas.pt_PT
dc.description.abstractThe present report falls within the scope of children’s adaptation in crèche and nursery school, with the aim to study this process in both contexts. Considering that parents see these valencies as trustworthy places to leave their children, it is fundamental that there is a partnership between the educator and the parents at the moment of receiving a new child. The educator has the role to achieve the best strategies so that the inclusion of the child takes place smoothly, developing feelings of protection and trust both in the child and in the parents. Regarding methodological aspects, I will use the method of qualitative research, having as data the several remarks, field notes taken during my internships, the teachers’ replies to the questionnaires, and also some of the children’s testimonies. The conclusion of this work will answer the question that started it, that is, the question of research action which aims to understand the most suitable behaviours to adopt by the teacher towards newly arrived children.en
dc.description.sponsorshipEscola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbalpt_PT
dc.identifier.tid201597756
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/10533
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAdaptaçãopt_PT
dc.subjectBondingen
dc.subjectVinculaçãopt_PT
dc.subjectSeparaçãopt_PT
dc.subjectEducadorpt_PT
dc.subjectFelicidadept_PT
dc.subjectAdaptationen
dc.subjectBondingen
dc.subjectLinkingen
dc.subjectSeparationen
dc.subjectEducatoren
dc.subjectHappinessen
dc.subjectRelatório de projeto de investigaçãopt_PT
dc.subjectRelatório de estágiopt_PT
dc.titleA adaptação das crianças em contextos de creche e jardim-de-infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typemasterThesisen
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de estágio_AnaCláudia Veríssimo_Definitiva.pdf
Size:
1.22 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: