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A influĂȘncia dos atributos extrĂ­nsecos no comportamento do consumidor para a primeira compra de uma garrafa de vinho

datacite.subject.fosCiĂȘncias Sociais::Economia e GestĂŁopt_PT
dc.contributor.advisorNogueira, Mafalda
dc.contributor.authorCosta, Fernando Miguel Ferreira da
dc.date.accessioned2019-01-04T11:07:02Z
dc.date.available2019-01-04T11:07:02Z
dc.date.issued2018-12-20
dc.description.abstractEsta dissertação tem como Ăąmbito de estudo do comportamento do consumidor na escolha de um vinho (sem o prĂ©vio conhecimento do produto) em detrimento da concorrĂȘncia. O estudo tem como ĂȘnfase o estudo da influĂȘncia das caracterĂ­sticas extrĂ­nsecas (tais como, o rĂłtulo e a embalagem) no comportamento de compra planeado e por impulso. Esta anĂĄlise poderĂĄ servir como “barĂłmetro” a nĂ­vel do comportamento de compra, munindo o sector de dados que permitam um direcionamento estratĂ©gico em relação ao mercado. Existem diversos estudos sobre o tema efetuados em paĂ­ses com um perfil cultural vĂ­nico eventualmente diferente do perfil de consumidor portuguĂȘs (paĂ­ses do denominado “Novo mundo do vinho”, assim como estudos em que a investigação acaba por estar condicionada pelo fator “preço” e “promoção”, sendo estratĂ©gico analisar o mercado sem esse “lugar comum”. Foi utilizada uma metodologia quantitativa com uma abordagem por conveniĂȘncia, conseguindo assim aferir qual a importĂąncia de cada atributo extrĂ­nseco em especifico (assim como da atmosfera de loja) mesclados com as caracterĂ­sticas sociodemogrĂĄficas, o conhecimento e o interesse pelo produto por parte de uma população-alvo. O estudo permitiu ter uma perceção mais exata do comportamento de compra, percebendo que o formato/design do rĂłtulo e a regiĂŁo de origem sĂŁo dois atributos que o consumidor considera muito importantes e a embalagem (cor e formato) nĂŁo foi vista como um elemento fulcral que estimule Ă  compra por parte da população-amostra. A atmosfera de loja foi alvo de anĂĄlise cuidada e permitiu observar que existem estĂ­mulos que fazem o consumidor permanecer mais tempo em loja, podendo assim analisar os atributos extrĂ­nsecos para proceder Ă  compra de um vinho pela primeira vez (seja uma compra pensada ou uma compra por impulso).pt_PT
dc.identifier.tid202129454pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/25514
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectVinhopt_PT
dc.subjectComportamento do consumidorpt_PT
dc.subjectAtributos extrĂ­nsecospt_PT
dc.subjectRĂłtulopt_PT
dc.subjectEmbalagempt_PT
dc.subjectAmbiente de lojapt_PT
dc.titleA influĂȘncia dos atributos extrĂ­nsecos no comportamento do consumidor para a primeira compra de uma garrafa de vinhopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto PortuguĂȘs de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em GestĂŁo de Marketingpt_PT

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