Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
886.19 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Abordamos o ensino das ciências em educação pré-escolar, a relevância e significância do tema para alunos e professores desse nível de ensino. O estudo realizado segue uma metodologia de investigação-ação e partiu dos seguintes desafios: aproximar as crianças da comunidade científica, motivando-as para aprender ciência. As variáveis estudadas foram: interesse; envolvimento; discurso e uso de termos; aplicação prática. A partir das respostas dos alunos elaboraram-se atividades, mediu-se o envolvimento, observaram-se e trataram-se os dados. Os resultados obtidos sugerem que o ensino das ciências é benéfico e de fácil aplicabilidade, quando parte de assuntos quotidianos. Permite que as crianças desenvolvam aspetos matemáticos, linguísticos e de conhecimento do mundo.
Palavras-chave: educação pré-
Description
Keywords
educação pré-escolar; literacia científica; investigação-ação; desenvolvimento; cultura
Citation
Pedrosa, D., & Morais, J. C. (2022).