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Authors
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Abstract(s)
Pertinência do estudo: A consciencialização sobre o cancro entre adolescentes
desempenha um papel significativo na incidência futura da doença, não sendo claro o
posicionamento desta população.
Objetivo: Avaliar as perceções de conhecimento e os níveis de conhecimento efetivo
sobre os diversos tipos de cancro em alunos do Ensino Secundário do concelho de
Almada, averiguando se existem diferenças em função do sexo, nível de escolaridade e
área de estudo.
Métodos: Estudo descritivo-correlacional com uma amostra de 348 alunos que
completaram o Questionário de Conhecimentos e Perceções dos Estudantes sobre o
Cancro (SKPaC).
Resultados: De um modo geral, os alunos apresentam valores baixos de perceção e
conhecimentos sobre os diversos tipos de cancro. Verificam-se diferenças nos níveis de
perceção e de conhecimento sobre o cancro em função do sexo, ano de escolaridade e
área de estudo dos alunos. As raparigas, os alunos do 12.º ano e os pertencentes ao
curso de Ciências e Tecnologias demonstraram níveis de perceção e de conhecimento
mais elevados sobre cancro.
Conclusão: Este trabalho contribuiu para avaliar os níveis de perceção e conhecimento
sobre cancro nesta população específica, justificando a necessidade de intervenção junto
dos indivíduos desta faixa etária, e indicando de forma concreta e objetiva quais os
temas de intervenção a abordar, de acordo com o sexo, ano de escolaridade e área
científica.
Description
Keywords
Cancro Conhecimentos Perceções Comportamentos Adolescência