Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Comunicação subliminar - a história de uma fraude

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Paulo Canário.pdf737.13 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente trabalho que se insere no domínio da Comunicação de Marketing, é de natureza didática, e pretende analisar a Publicidade na sua componente teórica e enquadrá-la na prática publicitária em Portugal. Pretende-se que as questões teóricas abordadas possam ser refletidas em exemplos quotidianos. Para tentar superar os desafios do mercado o Marketing utiliza teorias explicativas do comportamento, algumas da psicologia, outras da sociologia ou da economia e até das neurociências. Para o trabalho e de forma a que o mesmo fosse rigoroso, utilizou-se como conceitos os definidos na lei, bem como os exemplos apresentados ilustram o que se pensa serem algumas aplicações possíveis de técnicas de comunicação publicitária, no entanto podem ser apenas uma mera coincidência, não aplicando as empresas essas mesmas técnicas. Da mesma forma não existe aqui subjacente, nenhum juízo de valor acerca das técnicas em si. Considerando que estas técnicas podem ser consideradas controversas, pouco éticas capazes ou incapazes de levar à compra, o principal objetivo do trabalho é fazer um levantamento da realidade, apresentando algumas utilizações, levantando assim interrogações. Sem no entanto deixar de concluir que existem argumentos publicitários que são recorrentes, enquanto utilizadores de técnicas subliminares e estes estão mais representados nos produtos em que o consumo é menos apoiado pelos argumentos racionais.

Description

Keywords

publicidade comunicação subliminar comunicação de marketing

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License