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Abstract(s)
Este trabalho aborda a arte rupestre da Toca do Paraguaio (Piauí, Brasil) como o resultado de composições entre características morfo-técnicas universais. Estas características surgem de acordo com eixos morfo-técnicos interativos (morfologia e técnica), durante o processo de materialização das idéias, conduzido pelos autores. Esta tese buscou pela história morfo-técnica de 939 pinturas da Toca do Paraguaio, com o objetivo de identificar identidades, a partir das particularidades da história morfo-técnica que as pinturas demonstraram. Por meio da aplicação deste modelo, foi possível sugerir um mínimo de identidades que poderiam ter pintado o sítio. Na parte interpretativa das pinturas, foi identificada uma possível representação de cabana (a única em Capivara), bem como, pinturas que aparecem transportando objetos que poderiam ser interpretados como cerâmica ou cestaria. Considerando estas interpretações, foi possível sugerir um marcador cronológica para esses tipos de pinturas, de acordo com as idades estimadas para o surgimento dessas tecnologias na região. Este trabalho também contextualizou cronoestratigraficamente, os outros tipos de materiais encontrados no sítio, como as ferramentas líticas, os fragmentos cerâmicos, restos humanos, faunísticos e vegetais.
Description
Master Erasmus Mundus em Quaternario e Pré-História.Volume 1 e 2
Keywords
Arte rupestre Morfo-técnica Elementos morfo-técnicos Toca do Paraguaio
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Tomar. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro