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Advisor(s)
Abstract(s)
A problemática da violência entre pares, conhecida como bullying, desenvolve-se em contexto escolar, corrompendo as relações interpessoais. O bullying é um “monstro” que diminui a autoestima, torna as crianças inseguras, solitárias, propensas a depressões e, em casos extremos, pode levar ao suicídio.
É objetivo deste estudo saber se existem vítimas e agressores de bullying nas escolas do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas do Monte da Ola.
No que concerne à metodologia, optamos por uma abordagem quantitativa, através da realização de inquéritos anónimos, com perguntas fechadas. Neste inquérito participaram 130 alunos do 3º e 4º ano de escolaridade. Constatamos que 34% dos alunos são vítimas e 23% são agressores, constatamos também que os rapazes são mais vítimas e mais agressores. Assim, pretende-se com este trabalho alertar e sensibilizar alunos, professores e pais para a violência que cada vez mais prolifera na escola e que tanto influencia negativamente a autoestima dos alunos. É por isso imprescindível que a escola e toda a comunidade escolar implementem estratégias preventivas do fenómeno bullying, de modo a tornar a escola num verdadeiro local de inclusão.
Description
Keywords
Violência nas escolas Comportamento do estudante