Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Projetos e Trajetos (Con)Sentidos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
CD.pdf2.03 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório, foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação Jean Piaget e tem como principal objetivo apresentar dimensões do nosso desenvolvimento profissional em contexto de prática de ensino supervisionada. Ancoradas numa metodologia qualitativa e sob a orientação da estratégia metodológica da investigação ação desenvolvemos uma investigação em contexto, focalizada na compreensão e interpretação do modo de ação pedagógica centrado em projetos. Pretendeu-se perceber as dinâmicas processuais do trabalho de projeto; Experimentar a proposta concetual de Lilian Katz (2009); Entender as dinâmicas participativas das crianças quando participantes no modo de trabalho pedagógico de projeto. Compreendeu-se e interpretou-se que este modo de ação pedagógica só se desenvolve em consentimento com o outro e com o grupo. Portanto, as lógicas de consentimento são a palavra de ordem das sinergias democráticas, problematizadoras, dialógicas e críticas contidas neste modo de operacionalizar a prática educativa, conforme evidências do nosso estudo. Percebeu-se, ainda, que, conforme indiciam e sustentam os autores de referência como Katz & Chard (2009), Formosinho, et al (2011) e Vasconcelos (2012), o modo de trabalho de projeto fomentou a potenciação da escuta do outro, a interdisciplinariedade, a criatividade, a pesquisa e fortaleceu as relações interpessoais em lógicas de participação democrática.

Description

Keywords

Educação; trabalho de projeto; investigação-ação;

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License