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A abordagem holística do marketing como o novo paradigma no mercado da moda

dc.contributor.advisorGuedes, Maria da Graça
dc.contributor.authorMorais, João
dc.date.accessioned2023-11-09T11:26:03Z
dc.date.available2023-11-09T11:26:03Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractAs recentes alterações do contexto económico mundial, em geral, e da Europa, em particular, combinadas com as crises ecológica, climática e social marcaram as características estruturais dos diferentes sistemas e levaram à mudança dos mercados. Este primeiro período conturbado do século XXI., assente, especialmente, no colapso financeiro, teve a particularidade de, entre outros aspectos, conseguir colocar em causa os princípios, os valores e as práticas de consumo das últimas décadas. No caso particular da moda a reorientação dos critérios de escolha dos consumidores, no sentido das questões ambientais e sociais, fizeram com que as propostas de valor passassem a ter que incorporar estas novas realidades. Se no passado recente a abordagem de mercado passava pela criação e comunicação de marcas de moda potenciadoras de impulsos e desejos, assumem agora o imperativo da mudança e estabelecem uma nova abordagem de natureza holística, enquadrando, dessa forma, os ambientes de marketing, a natureza global dos mercados e a expressão destes novos paradigmas económico-sociais. A moda, como expoente do efémero, evolui então rumo a conceitos como a sustentabilidade, a ética, a responsabilidade social ou o comércio justo. As estratégias de marketing das marcas de moda, do criador às marcas de massa, começam assim a assumir uma orientação sustentável e de partilha de valores com os seus clientes, colaboradores, distribuidores, intermediários, fornecedores (stakeholders), preocupando-se em contribuir para um mundo melhor e que, ao mesmo tempo, satisfaça as necessidades dos diferentes agentes. De modo a seguir esta linha e visão orientadora, o trabalho de investigação passa pela concessão de um modelo de marketing adequado às novas condições de competitividade do mercado global, adaptado às próprias características das PME’s da cadeia de valor da moda e que, ao mesmo tempo, seja capaz de combinar as exigências de valor dos stakeholders, em particular dos consumidores. Com origem na identificação das alterações do contexto, da abordagem de marketing e da moda descritas por autores, investigadores e diversas instituições e empresas foi recolhida informação junto de empresas de moda e de agências de tendências que, posteriormente, deram origem a exploração de conclusões. Como consequência constatamos que marcas de moda devem ter uma abordagem holística ao mercado de forma a conseguirem acompanhar os novos critérios de escolha, cada vez mais marcados por preocupações ligadas à sustentabilidade.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/47898
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCrisept_PT
dc.subjectCausaspt_PT
dc.subjectComercio justopt_PT
dc.subjectConsumidorpt_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.subjectModapt_PT
dc.subjectResponsabilidade socialpt_PT
dc.subjectStakeholders e sustentabilidadept_PT
dc.subjectCrisispt_PT
dc.subjectFair tradept_PT
dc.subjectConsumerpt_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.subjectFashionpt_PT
dc.subjectSocial responsibilitypt_PT
dc.subjectStakeholders and sustainabilitypt_PT
dc.titleA abordagem holística do marketing como o novo paradigma no mercado da modapt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameMorais
person.givenNameJoão
person.identifier.ciencia-id311B-A2E5-6270
person.identifier.orcid0000-0001-8310-8137
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
relation.isAuthorOfPublication1fb08085-1778-4912-b520-0a5df656778e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery1fb08085-1778-4912-b520-0a5df656778e
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Coimbra
thesis.degree.nameDoutoramento em Marketing de Modapt_PT

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