Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O bem-estar físico e socioemocional em crianças de 2 e 3 anos - O desenvolvimento de um programa de atividades motoras

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Maria Beatriz Pereira.pdf867.73 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A implementação de um programa de atividades motoras na primeira infância é de extrema importância para o desenvolvimento físico e socioemocional das crianças. A prática física tem tido um papel cada vez mais importante na sociedade, sendo considerado um assunto fulcral e preponderante na área da Educação. De acordo com diversos autores, a prática regular de atividades motoras adequadas a cada faixa etária contribui significativamente para o bem-estar geral dos mais pequenos nesta fase crucial de crescimento. Como educadores, cabe-nos a nós motivar e orientar este processo de descoberta. Proporcionar oportunidades de movimento, sendo a brincar ou a explorar o ambiente ao seu redor, torna-se uma valiosa ferramenta para o decorrer do seu crescimento. Neste sentido, surge este trabalho que teve como objetivo compreender e conhecer a relevância de um programa de atividades físicas no bem-físico e socioemocional em crianças de pré-escolar. Se o desenvolvimento motor está relacionado com o bem-estar socioemocional da criança? Se um programa de atividades motoras pode possibilitar o desenvolvimento motor e emocional da criança em idade pré-escolar? E como implementar um programa de atividades motoras de uma forma eficaz e sustentável para a promoção do bem-estar físico e emocional. Deste modo, os resultados da presente investigação sustentam a importância do programa, de forma a consciencializar os profissionais da área sobre esta temática essencial para as crianças.
The implementation of a program of motor activities in early childhood is extremely important for the physical and socio-emotional development of children. Physical practice has played an increasingly important role in society, being considered a central and preponderant subject in the field of Education. According to several authors, the regular practice of motor activities following each age group contributes significantly to the general well-being of the little ones in this crucial phase of growth. As educators, it is up to us to motivate and guide this discovery process. Providing opportunities for movement, whether playing or exploring the environment around them, becomes a valuable tool for their continued growth. In this context, my thesis is aimed to understand and know the spiritual aspect of a physical activity program for the physical and socio-emotional well-being of preschool children. Is motor development related to the child's socio-emotional well-being? If a program of motor activities can enable the child's motor and emotional development at preschool age? And how to implement a program of motor activities in an effective and sustainable way to promote physical and emotional well-being. Thus, the results of the present investigation support the importance of the program, in order to make professionals in the area aware of this essential theme for children.

Description

Keywords

bem-estar físico; bem-estar socioemocional; desenvolvimento infantil; primeira infância physical well-being; socio-emotional well-being; child development; early childhood

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue