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O turismo tem sido encarado nas últimas décadas como uma atividade passível de contribuir para a revitalização das zonas rurais, constituindo oportunidades de empreendedorismo, numa vertente de recuperação de espaços cuja tradicional vocação agrícola entrou em declínio, numa ótica de novo negócio, orientado para públicos em busca de um lazer ligado à nostalgia do passado e a ambientes propícios ao bem-estar físico e psicológico.
Em Portugal o Turismo em Espaço Rural (TER) constitui um produto turístico em crescimento, em particular em zonas do interior, com características marcadamente rurais e carentes de outros tipos de oferta turística, capazes de captar turistas em grande escala.
Neste artigo, pretendemos fazer uma abordagem ao Turismo em Espaço Rural em termos conceptuais, caracterizando esta atividade em múltiplos aspetos (desde o seu enquadramento legal, até à sua evolução em termos estatísticos, passando por uma reflexão sobre a sua importância para o desenvolvimento local) e apresentar alguns exemplos de unidades TER no Alentejo, caracterizando o perfil dos seus promotores e características da atividade desenvolvida, que poderão contribuir para um aprofundamento do conhecimento do empreendedorismo em áreas rurais.
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Keywords
áreas rurais empreendedorismo turismo em espaço rural Alentejo