Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Investigação na sala do jardim de infância: uma história infantil com matemática

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Neste artigo, apresenta-se parte de um trabalho de investigação em curso, centrado nos processos de aprendizagem no jardim-de-infância, visando compreender o modo como as crianças podem desenvolver, numa perspetiva curricular integradora, competências ao nível da língua portuguesa e da matemática a partir da leitura e exploração de histórias infantis com conteúdo matemático. Com este trabalho, pretende-se refletir sobre tarefas integradoras para o desenvolvimento da linguagem oral e do pensamento matemático numa sala de pré-escolar, com crianças entre os três e os seis anos. Embora se trate de um contexto tipicamente monolingue, a diversidade linguística está presente na consideração dos diferentes estádios de desenvolvimento linguístico e das diferentes experiências de usos de língua, determinadas por diversos fatores sociolinguísticos. A intervenção educativa assume uma abordagem de carácter naturalista e a reflexão e análise dos dados recolhidos segue uma abordagem qualitativa, de cariz interpretativo. Os resultados obtidos são indicadores de que livros infantis com conteúdo matemático explícito são um recurso privilegiado para o desenvolvimento articulado da linguagem oral e de ideias e conceitos matemáticos.

Description

Keywords

Educação de infância Histórias infantis Desenvolvimento da linguagem oral Literacias emergentes Desenvolvimento de conceitos matemáticos

Citation

Costa, A. L., & Mendes, F. (2017). Investigação na sala do jardim de infância: Uma história infantil com matemática. In VIII seminari internacionalL’aula com a àmbit d’investigació sobre l’ensenyament i l’aprenentatge de llengües (pp. 1-21). Universitat de Vic-Universitat Central de Catalunya.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universitat de Vic-Universitat Central de Catalunya

CC License