Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
778.88 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Neste artigo, apresenta-se parte de um trabalho de investigação em curso, centrado nos processos de aprendizagem no jardim-de-infância, visando compreender o modo como as crianças podem desenvolver, numa perspetiva curricular integradora, competências ao nível da língua portuguesa e da matemática a partir da leitura e exploração de histórias infantis com conteúdo matemático. Com este trabalho, pretende-se refletir sobre tarefas integradoras para o desenvolvimento da linguagem oral e do pensamento matemático numa sala de pré-escolar, com crianças entre os três e os seis anos. Embora se trate de um contexto tipicamente monolingue, a diversidade linguística está presente na consideração dos diferentes estádios de desenvolvimento linguístico e das diferentes experiências de usos de língua, determinadas por diversos
fatores sociolinguísticos. A intervenção educativa assume uma abordagem de carácter naturalista e a reflexão e análise dos dados recolhidos segue uma abordagem qualitativa, de cariz interpretativo. Os resultados obtidos são indicadores de que livros infantis com conteúdo matemático explícito são um recurso privilegiado para o desenvolvimento articulado da linguagem oral e de ideias e conceitos matemáticos.
Description
Keywords
Educação de infância Histórias infantis Desenvolvimento da linguagem oral Literacias emergentes Desenvolvimento de conceitos matemáticos
Citation
Costa, A. L., & Mendes, F. (2017). Investigação na sala do jardim de infância: Uma história infantil com matemática. In VIII seminari internacionalL’aula com a àmbit d’investigació sobre l’ensenyament i l’aprenentatge de llengües (pp. 1-21). Universitat de Vic-Universitat Central de Catalunya.
Publisher
Universitat de Vic-Universitat Central de Catalunya