Repository logo
 
Publication

Economia de Partilha: a motivação na escolha do alojamento turístico: o caso Airbnb

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorLeal, Maria do Carmo
dc.contributor.authorTomé, Sara Fortuna
dc.date.accessioned2018-11-30T15:49:29Z
dc.date.available2018-11-30T15:49:29Z
dc.date.issued2018-11-05
dc.description.abstractA economia de partilha é um sistema socioeconómico que se baseia no consumo de bens e serviços com foco na partilha, sendo um fenómeno que registou um rápido crescimento e tem já uma posição claramente definida no setor do alojamento turístico. Ao mesmo tempo, Portugal tem registado um aumento indiscutível de Alojamentos Locais registados, impulsionado, entre outros, por este movimento socioeconómico. A presente investigação procura compreender quais as motivações do consumidor para participar nesta nova forma de mercado. É utilizado o caso Airbnb, uma plataforma para estadias de curta duração, pioneira na economia de partilha, no contexto português como exemplo. São abordados os fatores que determinam o comportamento do consumidor, nomeadamente os fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos; e estudadas as várias motivações, entre elas, a localização, o preço, a sustentabilidade económica, o conforto e comodidades, a autenticidade, interação social, a novidade, o prazer, a sustentabilidade ambiental, a reputação e o Ethos do consumo colaborativo. Como principais motivações foram determinadas o preço, localização, comodidades, autenticidade, motivação social e interação, novidade e prazer e sustentabilidade económica.pt_PT
dc.description.abstractThe sharing economy is a socio-economic system that is based on the consumption of goods and services focused on the sharing. It is a phenomenon that has experienced a rapid growth and has already a strong position in the tourist accommodation sector. At the same time, Portugal has registered an undeniable increase in registered local lodgings (Alojamento Local), driven, among others, by this socio-economic movement. This study leads to an understanding of the consumer’s motivations to participate in this new market model. Airbnb, a platform for short stays, a pioneer in the sharing economy, in the Portuguese context is used as an example. The factors that determine consumer behavior, namely cultural, social, personal and psychological factors, are discussed as well as motivations such as location, price, economic sustainability, comfort and amenities, authenticity, social interaction, novelty, pleasure, environmental sustainability, reputation and ethos of collaborative consumption. As the main motivations where determined the price, location, amenities, authenticity, social motivation and interaction, novelty and pleasure and economic sustainability.pt_PT
dc.identifier.tid202041778pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/25102
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEconomia de partilhapt_PT
dc.subjectAlojamento localpt_PT
dc.subjectAirbnbpt_PT
dc.subjectComportamento do consumidorpt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.titleEconomia de Partilha: a motivação na escolha do alojamento turístico: o caso Airbnbpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade Europeia
thesis.degree.nameMestrado em Marketing Digitalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação de M-MD - Sara Tomé.pdf
Size:
8.67 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: