Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Estudo técnico e material do suporte das pinturas de Diogo Teixeira realizadas para o Mosteiro de Arouca

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
201405.pdf4.05 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O conjunto retabular pintado por Diogo Teixeira para o Mosteiro de Arouca é composto pelos seguintes painéis: Ascensão de Cristo; Incredulidade de São Tomé; Pentecostes; Padre Eterno; São Sebastião, Santa Luzia e Santa Bárbara; Santa Escolástica, Santa Eufémia e São Mauro. A análise do suporte destas pinturas surge no seguimento da investigação sobre as técnicas e materiais presentes na obra do pintor, desenvolvendo-se por meio da observação à vista desarmada (usando diferentes condições de iluminação), da fotografia de radiação visível e da radiografia. O microscópio ótico portátil foi pontualmente utilizado neste estudo. Essa investigação permitiu compreender as técnicas de execução dos painéis e identificar intervenções de conservação e restauro ao longo da história dessas obras.
The altarpiece painted by Diogo Teixeira for the Arouca Monastery is composed of the following panels: Ascension of Christ; Incredulity of St. Thomas; Pentecost; Eternal Father; San Sebastian, Santa Lucia, and Santa Barbara; Santa Scholastica, Santa Euphemia, and San Maurus. The analysis of the support for these panels follows an investigation into the techniques and materials present in the painter's work. It was conducted through direct observation (under different illumination conditions), photography using visible radiation, radiography, and a portable optical microscope. This study contributes to the understanding of the technical execution of the wooden panels and the identification of restorations carried out throughout their history.
El retablo pintado por Diogo Teixeira para el Monasterio de Arouca está compuesto por los siguientes paneles: la Ascensión de Cristo; la Incredulidad de Santo Tomás; Pentecostés; Padre Eterno; San Sebastián, Santa Lucía y Santa Bárbara; Santa Escolástica, Santa Eufemia y San Mauro. El análisis del soporte de estas pinturas constituye una parte de la investigación sobre las técnicas y los materiales presentes en la obra de este pintor, y se llevó a cabo mediante la observación a simple vista (bajo diferentes condiciones de iluminación), fotografía con radiación visible y radiografía. Puntualmente, se utilizó un microscopio óptico portátil en este estudio. Este análisis contribuyó a la identificación de la técnica de ejecución de los paneles, así como de las intervenciones de conservación y restauración realizadas a lo largo de su historia.

Description

Keywords

painel castanho técnica conservação Diogo Teixeira

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License