Publication
A coavaliação como processo de aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico
dc.contributor.advisor | Pinto, Jorge | |
dc.contributor.author | Leitão, Margarida Alexandra Viegas | |
dc.date.accessioned | 2018-01-29T14:01:50Z | |
dc.date.available | 2018-01-29T14:01:50Z | |
dc.date.issued | 2018-01 | |
dc.date.submitted | 2018-01 | |
dc.description.abstract | O objetivo deste estudo prende-se com a análise do trabalho desenvolvido por um grupo de alunos a frequentar o segundo ano, do primeiro ciclo do Ensino Básico, na área do português. Este trabalho foi desenvolvido num ambiente de trabalho cooperativo entre pares e as tarefas propostas encontram-se associadas ao processo de coavaliação, numa perspetiva formativa, em que o feedback tinha um papel de mediação entre os pares. Neste projeto procuro dar resposta à seguinte questão: será que a coavaliação entre pares contribui para a melhoria da produção escrita? Neste trabalho, recorri a uma metodologia qualitativa próxima da investigação-ação. Na recolha de dados utilizei a observação direta, documentos, e entrevistas realizadas aos alunos. Na análise dos dados utilizei a análise de conteúdo de modo a categorizar os dados disponíveis. Através da análise dos dados verifiquei que a coavaliação contribuiu para uma evolução das produções escritas em cada um dos pares estudados. Mostrou ainda que as evoluções dos grupos se ficou a dever à apropriação de diferentes tipos de feedback fornecidos. | pt_PT |
dc.description.abstract | The goal of this study is related to the analysis of the work developed by students attending primary education (7-8years old) in the portuguese language. This work was developed in a cooperative environment between pairs and the proposed tasks are associated with the process of co-assessment in a formative perspective in which feedback had a mediation role among pairs. In this project i seek to give answer to the following question: does co-assessment between pairs contributes to the enhancement of written production. In this assignment i used a qualitative methodology related to the investigation-action. In data collecting I used the direct observation, documents and student made surveys. In data analysis utilized the content analysis method to categorize the available data. Through the analysis of data I assed that the co-assessment contributed to the evolution of written productions between studied pairs. It further showed that group developments were due to the appropriation of different types of provided feedback. | en |
dc.identifier.tid | 201907011 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/20753 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Avaliação formativa no primeiro ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.subject | Coavaliação no primeiro ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.subject | Feedback no primeiro ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.subject | Trabalho cooperativo no primeiro ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.subject | Formative evaluation in the + first cycle | en |
dc.subject | Co-assessment in the Basic Teaching first cycle | en |
dc.subject | Feedback in the Basic Teaching first cycle | en |
dc.subject | Cooperative work between pairs in the Basic Teaching first cycle | en |
dc.subject | Relatório de projeto de investigação | pt_PT |
dc.subject | Relatório de estágio | pt_PT |
dc.title | A coavaliação como processo de aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | en |
rcaap.type | masterThesis | en |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |