Repository logo
 
Publication

A coavaliação como processo de aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico

dc.contributor.advisorPinto, Jorge
dc.contributor.authorLeitão, Margarida Alexandra Viegas
dc.date.accessioned2018-01-29T14:01:50Z
dc.date.available2018-01-29T14:01:50Z
dc.date.issued2018-01
dc.date.submitted2018-01
dc.description.abstractO objetivo deste estudo prende-se com a análise do trabalho desenvolvido por um grupo de alunos a frequentar o segundo ano, do primeiro ciclo do Ensino Básico, na área do português. Este trabalho foi desenvolvido num ambiente de trabalho cooperativo entre pares e as tarefas propostas encontram-se associadas ao processo de coavaliação, numa perspetiva formativa, em que o feedback tinha um papel de mediação entre os pares. Neste projeto procuro dar resposta à seguinte questão: será que a coavaliação entre pares contribui para a melhoria da produção escrita? Neste trabalho, recorri a uma metodologia qualitativa próxima da investigação-ação. Na recolha de dados utilizei a observação direta, documentos, e entrevistas realizadas aos alunos. Na análise dos dados utilizei a análise de conteúdo de modo a categorizar os dados disponíveis. Através da análise dos dados verifiquei que a coavaliação contribuiu para uma evolução das produções escritas em cada um dos pares estudados. Mostrou ainda que as evoluções dos grupos se ficou a dever à apropriação de diferentes tipos de feedback fornecidos.pt_PT
dc.description.abstractThe goal of this study is related to the analysis of the work developed by students attending primary education (7-8years old) in the portuguese language. This work was developed in a cooperative environment between pairs and the proposed tasks are associated with the process of co-assessment in a formative perspective in which feedback had a mediation role among pairs. In this project i seek to give answer to the following question: does co-assessment between pairs contributes to the enhancement of written production. In this assignment i used a qualitative methodology related to the investigation-action. In data collecting I used the direct observation, documents and student made surveys. In data analysis utilized the content analysis method to categorize the available data. Through the analysis of data I assed that the co-assessment contributed to the evolution of written productions between studied pairs. It further showed that group developments were due to the appropriation of different types of provided feedback.en
dc.identifier.tid201907011
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/20753
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAvaliação formativa no primeiro ciclo do ensino básicopt_PT
dc.subjectCoavaliação no primeiro ciclo do ensino básicopt_PT
dc.subjectFeedback no primeiro ciclo do ensino básicopt_PT
dc.subjectTrabalho cooperativo no primeiro ciclo do ensino básicopt_PT
dc.subjectFormative evaluation in the + first cycleen
dc.subjectCo-assessment in the Basic Teaching first cycleen
dc.subjectFeedback in the Basic Teaching first cycleen
dc.subjectCooperative work between pairs in the Basic Teaching first cycleen
dc.subjectRelatório de projeto de investigaçãopt_PT
dc.subjectRelatório de estágiopt_PT
dc.titleA coavaliação como processo de aprendizagem no 1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typemasterThesisen
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Trabalho final 3- Margarida.pdf
Size:
1.29 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: