Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Os cursos vocacionais e a garantia de equidade

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Os cursos vocacionais e a garantia de equidade.pdf322.28 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O abandono escolar apesar de ter descido nos últimos anos é ainda preocupante no nosso sistema educativo mesmo com o do alargamento dos anos escolaridade. A forma escolar que enforma a escola e a sociedade não criam as melhores condições para se pensar em propostas realistas de inclusão de tanta diversidade de projetos e modos de estar na vida e em particular na escola. O facto do currículo se circunscrever apenas às disciplinas curriculares e o peso dado aos exames em todos os níveis de escolaridade vieram aniquilar quase por completo a construção de propostas curriculares alternativas de percursos diferentes mas igualmente valorizados. O projeto “Too young to fail “ que envolve diversos países procura fazer um levantamento de “boas práticas” de prevenção do abandono. Neste âmbito uma das práticas identificadas são os cursos vocacionais. Nesta nossa intervenção procuramos discutir não só os modos como estes cursos são implementados mas que exigências colocam em termos de acompanhamento pedagógico e psicológico para ter alguma qualidade e dignidade. Sabemos que estes cursos fecham portas no prosseguimento de estudos, abrem algumas no mundo do trabalho. Será esta uma via possível na ausência de outras possibilidades uma vez que é o modo de resolver o enquadramento de alunos com elevadas taxas de repetência? Que mudanças podem ser introduzidas para poderem garantir um princípio da equidade em termos de igualdade de oportunidades?

Description

Keywords

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

ISPA - Instituto Universitário

CC License