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Advisor(s)
Abstract(s)
O abandono escolar apesar de ter descido nos últimos anos é ainda preocupante no
nosso sistema educativo mesmo com o do alargamento dos anos escolaridade. A forma escolar que
enforma a escola e a sociedade não criam as melhores condições para se pensar em propostas
realistas de inclusão de tanta diversidade de projetos e modos de estar na vida e em particular na
escola. O facto do currículo se circunscrever apenas às disciplinas curriculares e o peso dado aos
exames em todos os níveis de escolaridade vieram aniquilar quase por completo a construção de
propostas curriculares alternativas de percursos diferentes mas igualmente valorizados.
O projeto “Too young to fail “ que envolve diversos países procura fazer um levantamento de
“boas práticas” de prevenção do abandono.
Neste âmbito uma das práticas identificadas são os cursos vocacionais. Nesta nossa intervenção
procuramos discutir não só os modos como estes cursos são implementados mas que exigências
colocam em termos de acompanhamento pedagógico e psicológico para ter alguma qualidade e
dignidade.
Sabemos que estes cursos fecham portas no prosseguimento de estudos, abrem algumas no mundo
do trabalho. Será esta uma via possível na ausência de outras possibilidades uma vez que é o modo
de resolver o enquadramento de alunos com elevadas taxas de repetência? Que mudanças podem
ser introduzidas para poderem garantir um princípio da equidade em termos de igualdade de
oportunidades?
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ISPA - Instituto Universitário