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Authors
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Abstract(s)
As relações humanas por vezes acabam trazendo bastante complexibilidade, o que passa
a exigir dos indivíduos um melhor e maior aperfeiçoamento na forma de se comunidade
a fim de reduzir os conflitos existentes. Todavia, o conflito pode ser um fator gerador de
mudança, um estimulador de dinamismo no encontro com o outro ou os outros.
Sobretudo, está neste pensamento a relevância do papel da gestão frente aos conflitos,
onde o mesmo tem que fomentar uma mediação eficaz, pois é da escola, ademais, que se
espera a transformação dessa realidade, ela é chamada ao desafio de estimular um juízo
crítico e formar crianças e adolescentes para a cidadania. Em um cenário de rápidas
transformações, a escola deve assumir um compromisso de formação continua, onde o
gestor escolar possui um importante papel como mediador do processo educativo, a fim
de trabalhar a gestão participativa na busca de uma melhor resolução dos conflitos
escolares. De fato, à escola tende todo processo socioeducativo e cabe à gestão escolar
elaborar meios eficientes para se chegar a esse objetivo. Nesse sentido indaga-se: Quais
os avanços e dificuldades enfrentadas para o desenvolvimento da Gestão Democrática na
escola pública dentro da resolução dos conflitos? Entende-se que para a gestão possa ter
condição de exercer atribuições dentro do contexto escolar, a fim trabalhar as habilidades
de articular com os conflitos e gerenciar de forma a harmonizar o ambiente. No ambiente
escolar as diversas demandas inerentes ao gestor escolar, incide sobre ele buscar gerenciar
as questões, e assim, partindo da premissa de que os conflitos devem ser percebidos pela
liderança como algo que pode ser convertido dentro de algo construtivo e democrático. A
presente pesquisa fora realizada na EMEIF Leandro Alves Correia, tendo sido trabalhada
com cunho quali-quantitativo, que articula as dimensões quantitativa e qualitativa do tema
proposto disponibilizando o contato direto entre a gestão escolar e o processo de ensino
aprendizagem e temas afins, partindo da análise dos questionários, identificando as
lacunas deixadas ao abordar o conteúdo, que podem interferir de forma negativa na
mediação dos conflitos por parte dos alunos, quando não se tem a relação com aulas.
Description
Keywords
Conflito Escolar Gestão Democrática Gestor Escolar Alunos