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Authors
Abstract(s)
Crianças com Perturbação Específica de Linguagem apresentam dificuldades significativas nas competências semânticas e morfossintáticas.
Estas dificuldades podem interferir com a capacidade de comunicar com sucesso e podem condicionar a performance noutras tarefas de base linguística e gramatical. Estas são consideradas perturbações de linguagem comuns na infância que afetam entre 1% a 15% de crianças em idade pré-escolar (Law, Boyle, Harris, Harkness, & Nye, 2000; Tomblin et al., 1997).
As dificuldades associadas à perturbação de linguagem podem repercutir-se a nível do desempenho do aluno no processo de ensino-aprendizagem. Considerando as características e a prevalência destas perturbações, podemos verificar que uma identificação tardia das mesmas condiciona os níveis de atividade e participação da criança. Assim, uma intervenção precoce e especializada visa a redução dos impactos negativos da perturbação de linguagem nas diversas áreas de vida do indivíduo, nomeadamente, a nível social e académico (Tomblin et al., 1997).
Este estudo analisou os efeitos da intervenção em linguagem numa criança com Perturbação Específica da Linguagem, de idade escolar. A intervenção consistiu na aplicação do Programa de Intervenção em Competências Linguísticas, durante 16 sessões semanais individuais. Foram utilizadas medidas de resultados linguísticas ao nível da semântica e da morfossintaxe.
Os resultados obtidos neste projeto sugerem que o programa de intervenção utilizado promoveu melhorias significativas das competências linguísticas da criança, especificamente ao nível das competências semânticas e morfossintáticas.
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Keywords
Perturbação Específica de Linguagem Competências Semânticas Competências Morfossintáticas Programa de Intervenção