Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Impacto de um programa de intervenção em competências linguísticas numa criança com perturbação específica de linguagem (PEL) em idade escolar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ANA_PATRICIA_CARDOSO.pdf2.23 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Crianças com Perturbação Específica de Linguagem apresentam dificuldades significativas nas competências semânticas e morfossintáticas. Estas dificuldades podem interferir com a capacidade de comunicar com sucesso e podem condicionar a performance noutras tarefas de base linguística e gramatical. Estas são consideradas perturbações de linguagem comuns na infância que afetam entre 1% a 15% de crianças em idade pré-escolar (Law, Boyle, Harris, Harkness, & Nye, 2000; Tomblin et al., 1997). As dificuldades associadas à perturbação de linguagem podem repercutir-se a nível do desempenho do aluno no processo de ensino-aprendizagem. Considerando as características e a prevalência destas perturbações, podemos verificar que uma identificação tardia das mesmas condiciona os níveis de atividade e participação da criança. Assim, uma intervenção precoce e especializada visa a redução dos impactos negativos da perturbação de linguagem nas diversas áreas de vida do indivíduo, nomeadamente, a nível social e académico (Tomblin et al., 1997). Este estudo analisou os efeitos da intervenção em linguagem numa criança com Perturbação Específica da Linguagem, de idade escolar. A intervenção consistiu na aplicação do Programa de Intervenção em Competências Linguísticas, durante 16 sessões semanais individuais. Foram utilizadas medidas de resultados linguísticas ao nível da semântica e da morfossintaxe. Os resultados obtidos neste projeto sugerem que o programa de intervenção utilizado promoveu melhorias significativas das competências linguísticas da criança, especificamente ao nível das competências semânticas e morfossintáticas.

Description

Keywords

Perturbação Específica de Linguagem Competências Semânticas Competências Morfossintáticas Programa de Intervenção

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue