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Capital social e gestão do conhecimento nas equipas. O caso da empresa The Navigator Company

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A construção de capital social, assim como a gestão do conhecimento nas equipas de trabalho são determinantes e importantes para o incremento da satisfação dos colaboradores com os pares, com as equipas de trabalho, com os supervisores ou chefias intermédias e com a organização, e desempenhando também um papel importante para a criação de condições favoráveis à retenção de talentos nas organizações, que assim ganham vantagens competitivas. Com este projeto propõe-se avaliar a eventual relação entre a formação de capital social no trabalho, as práticas de gestão do conhecimento das equipas e satisfação com as relações de trabalho e com a organização, com o propósito de identificar sugestões de boas práticas para uma empresa portuguesa The Navigator Company, líder internacional na produção de papéis finos de impressão e escrita não revestidos. Tendo seguido uma metodologia de inquérito por questionário, a análise dos dados recolhidos sugere uma forte associação entre o capital social (cognitivo e estrutural), as diferentes dimensões de gestão do conhecimento nas equipas (nomeadamente referentes à avaliação da coesão, sociabilidade, cooperação e confiança entre os membros das equipas da organização), e a satisfação com os diferentes colaboradores da organização e com a própria organização. Em função da análise realizada, apresenta-se algumas sugestões de boas práticas para reforço do capital social e para a valorização da partilha de conhecimento gerado nas equipas.

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Capital Social Cognitivo Capital Social Estrutural Gestão do Conhecimento

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