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Authors
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Abstract(s)
A construção de capital social, assim como a gestão do conhecimento nas equipas de
trabalho são determinantes e importantes para o incremento da satisfação dos
colaboradores com os pares, com as equipas de trabalho, com os supervisores ou chefias
intermédias e com a organização, e desempenhando também um papel importante para
a criação de condições favoráveis à retenção de talentos nas organizações, que assim
ganham vantagens competitivas. Com este projeto propõe-se avaliar a eventual relação
entre a formação de capital social no trabalho, as práticas de gestão do conhecimento das
equipas e satisfação com as relações de trabalho e com a organização, com o propósito
de identificar sugestões de boas práticas para uma empresa portuguesa The Navigator
Company, líder internacional na produção de papéis finos de impressão e escrita não
revestidos.
Tendo seguido uma metodologia de inquérito por questionário, a análise dos dados
recolhidos sugere uma forte associação entre o capital social (cognitivo e estrutural), as
diferentes dimensões de gestão do conhecimento nas equipas (nomeadamente
referentes à avaliação da coesão, sociabilidade, cooperação e confiança entre os
membros das equipas da organização), e a satisfação com os diferentes colaboradores da
organização e com a própria organização. Em função da análise realizada, apresenta-se
algumas sugestões de boas práticas para reforço do capital social e para a valorização da
partilha de conhecimento gerado nas equipas.
Description
Keywords
Capital Social Cognitivo Capital Social Estrutural Gestão do Conhecimento