Repository logo
 
Publication

A modelação matemática como ambiente de aprendizagem e o uso do material multibásico na divisão inteira: uma experiência de ensino no 3º ano do 1º CEB

dc.contributor.advisorMartins, Fernando Manuel Lourenço, 1978-
dc.contributor.advisorRato, Virgílio José Monteiro, 1964-
dc.contributor.authorMarques, Ana Maria Peixoto Alegre
dc.date.accessioned2018-12-10T14:12:30Z
dc.date.available2018-12-10T14:12:30Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractEste Relatório Final surge no âmbito do Mestrado em ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB e reflete o trabalho realizado nos estágios anuais de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. O Relatório está organizado em três componentes: a Introdução; a Componente Investigativa; a Componente Reflexiva. A Componente Investigativa evidencia um conjunto de sessões planeadas com o propósito de melhorar a compreensão da operação divisão inteira dos alunos da turma de estágio do 3.º ano, do 1.º CEB. A divisão é, de facto, a operação que mais dificuldades traz aos alunos, porque o seu ensino se centra, muitas vezes, nas regras e mnemónicas que não têm significado para os alunos. Neste sentido, indagou-se qual seria o ambiente de aprendizagem e quais os artefactos que poderiam ajudar os alunos a compreenderem, de forma significativa, os procedimentos do algoritmo desta operação. O principal objetivo deste estudo foi criar e implementar uma experiência de ensino usando a modelação matemática como ambiente de aprendizagem e o material multibásico como material didático, para promover a compreensão dos alunos sobre os sentidos e os procedimentos de algoritmos informais associados à representação usual do algoritmo da divisão inteira no 3.º ano, do 1.º CEB. Assim, delineou-se um estudo de natureza qualitativa, de índole interpretativa e design investigação-ação, em que os dados foram recolhidos através de registos escritos da professora estagiária, construídos através da observação participante, das produções escritas dos alunos, bem como através de registos fotográficos. As conclusões desta investigação indicam que este ambiente de aprendizagem, associado à representação ativa do MAB, promoveram melhorias significativas ao nível da compreensão da divisão, nomeadamente nos procedimentos do algoritmo informal e nos sentidos da operação divisão. Além disso, a implementação deste ambiente de aprendizagem permitiu que o aluno tenha problematizado e investigado, através da matemática, variadas tarefas que se incluem no seu contexto. A Componente Reflexiva inclui duas reflexões gerais acerca dos estágios realizados em 1.º CEB e 2.º CEB, respetivamente.pt_PT
dc.identifier.tid202028771pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/25226
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectModelação Matemáticapt_PT
dc.subjectDivisão Inteirapt_PT
dc.subjectMaterial Multibásicopt_PT
dc.subjectFormação de Professorespt_PT
dc.subjectEnsino Básico 1º Ciclopt_PT
dc.titleA modelação matemática como ambiente de aprendizagem e o uso do material multibásico na divisão inteira: uma experiência de ensino no 3º ano do 1º CEBpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/UID%2FEEA%2F50008%2F2013/PT
oaire.fundingStream5876
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
relation.isProjectOfPublication31cb67c6-6527-4fd9-bfac-ca20a60a105e
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery31cb67c6-6527-4fd9-bfac-ca20a60a105e
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ANA_MARIA_MARQUES.pdf
Size:
108.74 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: