Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
172.66 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
No âmbito do projeto “Sexualidade e género no discurso dos media: implicações
socioeducacionais e desenvolvimento de uma alternativa na formação de
professores/as” realizado no Centro de Investigação Didática e Tecnologia na
Formação de Formadores da Universidade de Aveiro, foram analisados pela equipa de
investigação e por outras investigadoras envolvidas em projetos de mestrado e de
doutoramento, anúncios publicitários, videojogos, séries televisivas, desenhos
animados, revistas, jornais e videoclips. Para cada um dos media objeto de estudo
desenharam-se e implementaram-se dispositivos metodológicos de questionamento
dos conteúdos de sexualidade e género presentes no currículo cultural. Elaboraram-se
guiões didáticos, utilizados e validados numa oficina de formação de professores/as.
Os resultados obtidos permitem constatar que os media analisados veiculam
representações de sexualidade e género; que naturalizam estereótipos e formas de
dominação; que as crianças e jovens aderem a uma educação que integre questões
de sexualidade e media no currículo escolar; e que os/as professores/as, quando
sensibilizados para a temática, sentem que a sua abordagem educativa se torna
premente.
Esta comunicação ao divulgar os resultados do referido projeto, pretende ainda
sinalizar uma outra problemática, no quadro de uma educação em sexualidade que
privilegie a saúde e o respeito pelos direitos humanos – a hipersexualização do
espaço público – enquanto fenómeno social e mediático que afeta sobretudo crianças
e jovens do sexo feminino.
Description
Keywords
Hipersexualização Género Media Formação de Professores/as Hipersexualization Gender Media Teacher Education
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Santarém, Escola Superior de Educação