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Escape to Your Future - Desenvolvimento de um Massive Open Online Course Gamificado

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Abstract(s)

Nesta dissertação desenvolveu-se um Massive Open Online Course (MOOC), com conteúdos educativos e orientados para a promoção do empregojovem, endereçado a uma população desfavorecida e com dificuldades de integração no mercado de trabalho. No preâmbulo das teorias de aprendizagem, onde nesta investigação se deu destaque ao Behaviorismo, Construtivismo e Conetivismo, o método de ensinar tem vindo a ser pensado e estruturado consoante diferentes pensamentos e teorias. Neste sentido, pretende dar-seênfase ao potencial do ensino a distância, baseando os métodos e atividades em conteúdos audiovisuaiscomuns neste modelo de ensino-aprendizagem. Recorreu-se, ainda, ao conceito de gamificação, como uma abordagem inovadora, desta forma, utilizou-semecânicas de jogos, no contexto de ensino-aprendizagem, com o intuito de promover a motivação para a aprendizagem e a aquisição deconhecimentos e competências. Com base nisso, planeou-seuma abordagem orientada para os jovens, onde se procurou promover o interesse de várias atividades e processos para resolver problemas relacionados com a educação e o ensino.O estudo desta investigação incidiu-se sobre o MOOCgamificadodesenvolvido, estruturado em três módulos, utilizando umaabordagemmista. Os resultados obtidos, depois de organizados, demonstraramque a utilização de conceitos de gamificação aplicados aos MOOCs no âmbito do ensino-aprendizagem, conseguem motivar e envolver mais os participantes neste tipo de cursose, por outro lado, a utilização de vídeos curtose intermédia duração, demonstraram ter uma maior aceitação.
In this dissertation, a Massive Open Online Course (MOOC) was developed, with educational and youth employmentoriented contents, addressed to a disadvantaged population and with difficulties in integrating into the labourmarket. In the preamble of learning theories, where this research emphasized Behaviorism, Constructivism and Conetivism, the teaching method has been thought and structured according to different thoughts and theories. In this sense, we intend to emphasize the potential of distance learning, basing the methods and activities on audio-visual content common in this teaching-learning model. The concept of gamification was also used as an innovative approach, using game mechanics in the teaching-learning context to promote motivation for learning and the acquisition of knowledge and skills. Based on this, a youth-oriented approach was planned, where the interest of various activities and processes to solve problems related to education and teaching was promoted. The study of this research focused on the developed gamified MOOC, structured in three modules, using a mixed approach. The results obtained,after being organized, showed that the use of gamification concepts applied to MOOCs in the context of teaching-learning, manage to motivate and engage participants more in this type of courses and, on the other hand, the use of short and intermediate length videos, proved to have greater acceptance.

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Carta de Apresentação Currículo Empregabilidade Jovem Ensino-Aprendizagem Gamificação MOOC Portfólio

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