Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Mão-de-obra: publicar no domínio da fotografia no contexto hipermoderno

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Mão-de-Obra - Ema Gonçalves.pdf49.05 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A presente investigação tem como objetivo enquadrar a prática fotográfica e a publicação no domínio da Fotografia no contexto hipermoderno. A sociedade contemporânea tem evoluído de forma ávida nas suas mais variadas dimensões: das preocupações quotidianas à identidade cultural. A Fotografia, enquanto objeto originado neste contexto evolutivo, representa uma ferramenta de questionamento particular sobre as possibilidades que dela advieram. E, a caminho de completar 200 anos de existência encontra-se, mais do que nunca, afastada das condições que a permitiram. O estudo materializa-se com a criação da primeira edição da Mão-de-Obra, um objeto de características editoriais que, obtido pelo cruzamento de tipologias de publicação e discurso do objeto fotográfico, visa questionar – na era da produção massificada e da desmaterialização – o valor da imagem a partir de conceitos como a unicidade, a originalidade, ou a manualidade e articular princípios de produção artística, curadoria e direção editorial.
This research aims to frame photographic practice and publication in the field of Photography in the hypermodern context. Contemporary society has evolved avidly in its most varied dimensions: from everyday concerns to cultural identity. Photography, as an object originated in this evolutionary context, represents a tool for questioning the possibilities that have arisen from it. And on its way to completing 200 years of existence, it is more than ever far from the conditions that enabled it. The study materializes itself with the creation of Mão-de-Obra first edition, an object with editorial characteristics that, obtained by crossing publication typologies and photographic discourses, aims to question – in the era of mass production and dematerialization – the value of the image based on concepts such as uniqueness, originality, or manuality and to articulate principles of artistic production, curatorship and editorial direction.

Description

Keywords

Fotografia Design gráfico Cultura visual Tipologias de publicação

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License