Publication
Formação pessoal e social criança
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Barone, António | |
dc.contributor.author | Monteiro, Inês | |
dc.date.accessioned | 2016-04-04T10:28:25Z | |
dc.date.available | 2016-04-04T10:28:25Z | |
dc.date.issued | 2015-09-24 | |
dc.description.abstract | A área da formação pessoal e social das crianças é bastante relevante em todo o processo de ensino-aprendizagem, pois tem como objetivos criar condições para que as crianças cresçam num ambiente adequado às suas necessidades, proporcionando-lhes momentos de aprendizagem significativos de cariz pessoal e social, por forma a desenvolver um espirito cooperativo, de partilha, para que cresçam como cidadãos capazes de enfrentar qualquer desafio imposto pela sociedade envolvente. O modo de trabalhar a área pessoal e social das crianças é, em primeiro lugar, ter em consideração a formação do professor, que vai ao encontro da pedagogia de autonomia, de Paulo Freire e da pedagogia da participação, apresentada por João Formosinho. A metodologia de trabalho de projeto é uma estratégia adequada que contribui para um caminho motivador e coerente das crianças, vincando os seus valores e princípios morais. Através da prática pedagógica tive a possibilidade de observar e entender o modo como a componente do currículo do 1.º ciclo (formação pessoal e social) é abordada. O diálogo e a afetividade que o professor estabelece com cada criança desempenham um papel fundamental para o seu desenvolvimento nas suas relações sociais. Neste sentido, uma boa relação professor-aluno torna-os certamente mais seguros, interessados e confiantes. A componente da relação escola-família é também um ponto a favor na formação pessoal e social da criança. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201068273 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/12833 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | Formação pessoal e social da criança | pt_PT |
dc.subject | Pedagogia de autonomia | pt_PT |
dc.subject | Pedagogia da participação | pt_PT |
dc.subject | Metodologia de trabalho de projeto | pt_PT |
dc.subject | Relação professor-aluno | pt_PT |
dc.subject | Relação escola-família | pt_PT |
dc.title | Formação pessoal e social criança | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |