Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

As Relações Públicas no Exército Português

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
TIA_ASP_Patrícia Colaço.pdf2.07 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A presente investigação tem como objetivo geral a compreensão do desenvolvimento das ações de Relações Públicas no Exército Português. Esta investigação apresenta-se como um desafio para o contexto organizacional do Exército, dado que a pertinência da mesma se relaciona com a necessidade de dinamização da comunicação e a imagem interna e externa da instituição, através das Relações Públicas. Com vista a alcançar o objetivo da investigação, a mesma foi estruturada em duas partes (Parte I e II). No que respeita à Parte I, foi elaborado um enquadramento teórico, incidindo na contextualização geral e militar das Relações Públicas, bem como a concetualização das Relações Públicas no Exército Português. Quanto à Parte II, que consiste na parte prática da investigação, foi seguida uma metodologia hipotético-dedutiva, adotou-se uma abordagem qualitativa, abrangendo análise documental, observação participante e aplicação de inquéritos por entrevistas a militares com experiência no âmbito das Relações Públicas. Os resultados obtidos permitiram a compreensão de todo o processo de desenvolvimento das ações de Relações Públicas no Exército, a sua inserção na estrutura da instituição, a missão que lhe está adstrita, as atividades desenvolvidas e os desafios com que se confronta para promover a comunicação pública. A investigação realizada permitiu concluir que recorrendo a diversas modalidades de iniciativa, cada ação de Relações Públicas é tratada como um processo, que se apoia na investigação prévia e na identificação do público-alvo e consequentemente nos diferentes modos de estabelecer os objetivos a atingir. É realizado o planeamento e implementação das mesmas, recorrendo a diversos meios. Concluímos ainda que as Relações Públicas no Exército contribuem para a divulgação pública do Exército e consequentemente para a imagem institucional, é por isso imprescindível o seu contributo para a ligação com a sociedade civil e o estabelecimento de relações de confiança.

Description

Keywords

Relações Pública Comunicação Imagem Exército

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License