Repository logo
 
Publication

As Diversidades Culturais na Educação de Infância em Escolas Periféricas de Lisboa - Estratégias e Impactos.

dc.contributor.advisorBoléo, Ana
dc.contributor.authorFernandes, Sandra
dc.date.accessioned2025-02-26T12:37:38Z
dc.date.available2025-02-26T12:37:38Z
dc.date.issued2024-12-02
dc.date.submitted2024-10-30
dc.description.abstractNeste estudo, investiga-se a integração da diversidade cultural em escolas portuguesas, especificamente com crianças de 2, 3 e 4 anos, e explora-se como a educação intercultural pode ser uma ferramenta poderosa para promover inclusão. O objetivo principal é compreender como a abordagem intercultural impacta as crianças e quais as estratégias que ajudam a adaptá-las à diversidade cultural, dentro do referencial de educação intercultural da Direção-Geral da Educação (DGE), que promove a cidadania nas escolas. A revisão bibliográfica centra-se sobretudo na abordagem intercultural na educação. São, também, destacados alguns programas, estratégias e meios que podem ser utilizados nas escolas para promover a educação intercultural. Neste sentido, realizou-se um estudo prático que teve a duração de 3 meses. Foram realizadas 10 atividades, em 13 sessões, centradas em temas relacionados com a diversidade cultural, como a exploração da cultura angolana e chinesa. As atividades incluíram a exploração de bandeiras, vídeos de práticas culinárias, histórias culturais e confeção de um prato típico. Por meio destas experiências, foi analisado como as crianças se adaptaram com a implementação da diversidade cultural, a opinião da educadora da creche, através de um questionário, e os constrangimentos e desafios encontrados relativamente ao tema ao longo do estudo. A análise dos resultados permitiu compreender que a implementação da educação intercultural nas escolas é um meio de promoção do respeito mútuo e de um ambiente educativo, acolhedor e inclusivo.pt_PT
dc.description.abstractThis study investigates the integration of cultural diversity in Portuguese schools, specifically with children aged 2, 3 and 4, and explores how intercultural education can be a powerful tool to promote inclusion. The main objective is to understand how the intercultural approach impacts children and what strategies help them adapt to cultural diversity, within the intercultural education framework of the Directorate-General for Education (DGE), which promotes citizenship in schools. The central literature review is mainly on the intercultural approach in education. Some programs, strategies and means that can be used in schools to promote intercultural education are also highlighted. In this sense, a practical study was carried out that lasted 3 months. 10 activities were carried out, in 13 sessions, focused on themes related to cultural diversity, such as the exploration of Angolan and Chinese culture. In addition, activities included exploring flags, videos of culinary practices, cultural stories and making a typical dish. Through these experiences, it was investigated how the children adapted to the implementation of cultural diversity, the opinion of the daycare educator, through a questionnaire, and the constraints and challenges encountered regarding the topic throughout the study. The analysis of the results allowed us to understand that the implementing of intercultural education in schools is a means of promoting mutual respect and an educational, welcoming and inclusive environment.pt_PT
dc.identifier.tid203903110pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/54539
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectdiversidade cultural, educação intercultural, inclusão escolar, cidadania, educação pré-escolar, práticas pedagógicaspt_PT
dc.subjectCultural diversity, intercultural education, school inclusion, citizenship, preschool education, pedagogical practicespt_PT
dc.titleAs Diversidades Culturais na Educação de Infância em Escolas Periféricas de Lisboa - Estratégias e Impactos.pt_PT
dc.title.alternativeEstudo sobre a Educação Intercultural no Pré-Escolar em Lisboapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Superior de Educação e Ciências
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Sandra Patrícia Fernandes.pdf
Size:
1.74 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: