Publication
Dislexia e Língua Estrangeira – Inglês
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Saraiva, Horácio Pires Gonçalves Ferreira | |
dc.contributor.author | Marques, Flora Maria de Jesus | |
dc.date.accessioned | 2016-08-01T15:31:42Z | |
dc.date.available | 2016-08-01T15:31:42Z | |
dc.date.issued | 2015-12-11 | |
dc.date.submitted | 2015-12-11 | |
dc.description.abstract | A presente investigação é dedicada ao estudo da dislexia e à forma como este distúrbio se torna um obstáculo à aprendizagem de uma língua estrangeira, nomeadamente o Inglês. No processo de aprendizagem da língua inglesa, em contexto escolar, os docentes desempenham um papel crucial, sendo os melhores recursos dentro da sala de aula. Foi nossa intenção tentar perceber quais os conhecimentos dos professores de Inglês acerca desta problemática, que métodos e estratégias de intervenção aplicam e que dificuldades encontram. O inquérito por questionário foi a técnica adotada para a recolha da informação, tendo sido aplicado a uma amostra de 155 professores de Inglês de vários ciclos, do 1.º ciclo ao ensino secundário, provenientes de diferentes zonas do país. Nos resultados obtidos, constatámos que os professores de Inglês têm alguns conhecimentos gerais sobre a dislexia, mas possuem pouca informação no que diz respeito às caraterísticas da dislexia e da língua inglesa que tornam problemática a relação aluno disléxico / língua inglesa. Apesar de estarem conscientes das dificuldades que o aluno com esta perturbação experimenta na aprendizagem daquela língua estrangeira, os docentes sentem dificuldades na aplicação de estratégias individualizadas a estes alunos, afirmando necessitar de formação nesta área. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201218518 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/14405 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Necessidades Educativas Especiais | pt_PT |
dc.subject | Dislexia | pt_PT |
dc.subject | Ensino de Línguas | pt_PT |
dc.title | Dislexia e Língua Estrangeira – Inglês | pt_PT |
dc.title.alternative | Que conhecimentos tem o professor de Inglês? : Que métodos e estratégias de intervenção aplica? | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Escola Superior de Educação João de Deus | |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade em Educação Especial: Domínio Cognitivo-Motor | pt_PT |