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Aprendizagem do cuidar a família na comunidade: Usabilidade do Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar

dc.contributor.authorFigueiredo, Maria
dc.contributor.authorMadeira, Ana
dc.contributor.authorReis, Alcinda
dc.contributor.authorSantos, Maria
dc.contributor.authorSantiago, Maria
dc.contributor.authorFerreira, Maria
dc.contributor.authorDias, Hélia
dc.date.accessioned2023-03-02T17:56:06Z
dc.date.available2023-03-02T17:56:06Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractResumo Enquadramento: O Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar é mobilizado no processo de ensino aprendizagem dos estudantes da licenciatura em enfermagem, como orientador no processo de cuidados às famílias na comunidade. Objetivo: Analisar as dimensões valorizadas pelos estudantes do curso de licenciatura em enfermagem, no desenvolvimento de competências na avaliação e intervenção familiar. Metodologia: Estudo exploratório-descritivo com 350 estudantes da licenciatura em Enfermagem. Uso de formulário para identificar aspetos valorizados na utilização do modelo referencial teórico e operativo em ensino clínico. Análise de conteúdo com categorização a priori e a posteriori. Cumpridos os pressupostos éticos. Resultados: Identificam-se cinco dimensões: Clareza (mais valorizada); Simplicidade; Generalidade; Consequências deriváveis (frequência de nomeação intermédia) e Precisão empírica (menos valorizada). Emerge interligação entre etapas do processo de cuidados e modelo como instrumento de mudança e referencial na tomada de decisão no contexto clínico. Conclusão: As dimensões confirmam a importância atribuída pelos estudantes à estrutura e sentido na aprendizagem dos cuidados à família sendo preditivas da aprendizagem integrada, entre teoria e prática em enfermagem.pt_PT
dc.description.abstractBackground: The Dynamic Model of Family Assessment and Intervention is used in the teaching-learning process of undergraduate nursing students to guide the process of caring for families in the community. Objective: To analyze the dimensions valued by undergraduate nursing students in the development of family assessment and intervention skills. Methodology: An exploratory-descriptive study was conducted with 350 undergraduate nursing students. A form was used to identify aspects valued in using the theoretical and operational model in clinical teaching. Data were subjected to content analysis, with a priori and a posteriori categorization. All ethical assumptions were met. Results: Five dimensions were identified: Clarity (most valued); Simplicity; Generality; Derivable consequences (intermediate frequency), and Empirical precision (least valued). Interconnection emerges between stages of the care process and the model as an instrument of change and reference in decision-making in clinical settings. Conclusion: The dimensions confirm the importance attributed by students to the structure and meaning in learning about family care and are predictors of integrated learning between nursing theory and practice.pt_PT
dc.description.abstractMarco contextual: El Modelo Dinámico de Evaluación e Intervención Familiar se articula en el proceso de enseñanza-aprendizaje de los estudiantes del grado en Enfermería, como guía en el proceso de cuidados a las familias en la comunidad. Objetivo: Analizar las dimensiones valoradas por los estudiantes del grado en Enfermería en el desarrollo de competencias en la evaluación e intervención familiar. Metodología: Estudio exploratorio-descriptivo con 350 estudiantes del grado en Enfermería. Se utilizó un formulario para identificar los aspectos valorados en el uso del modelo referencial teórico y operativo en la enseñanza clínica. Análisis de contenido con categorización a priori y a posteriori. Se cumplieron todos los supuestos éticos. Resultados: Se identifican cinco dimensiones, Clareza (más valorada); Simplicidad; Generalidad; Consecuencias derivables (frecuencia intermedia) y Precisión empírica (menos valorada). Surge interconexión entre etapas del proceso de cuidados y modelo como instrumento de cambio y referencia para la toma de decisiones en el contexto clínico. Conclusión: Las dimensiones confirman la importancia atribuida por los estudiantes a la estructura y el significado en el aprendizaje de los cuidados a la familia, y son predictivas del aprendizaje integrado entre la teoría y la práctica en enfermería.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRevista de Enfermagem Referência 2022, Série VI, nº1: e21073pt_PT
dc.identifier.doi10.12707/RV21073pt_PT
dc.identifier.eissn2182.2883
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/44000
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Enfermagem de Coimbrapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://rr.esenfc.pt/rr/index.php?module=rr&target=publicationDetails&pesquisa=modelo%20de%20enfermagem&id_artigo=4211pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectModelo de enfermagempt_PT
dc.subjectEstudantes de enfermagempt_PT
dc.subjectCompetências clínicaspt_PT
dc.titleAprendizagem do cuidar a família na comunidade: Usabilidade do Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiarpt_PT
dc.title.alternativeLearning to care for the family in the community: Usability of the Dynamic Model of Family Assessment and Interventionpt_PT
dc.title.alternativeAprendizaje del cuidado a la familia en la comunidad: Usabilidad del Modelo Dinámico de Evaluación e Intervención Familiarpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.issueNº 1pt_PT
oaire.citation.titleRevista de Enfermagem Referênciapt_PT
oaire.citation.volumeVI Sériept_PT
person.familyNameFigueiredo
person.givenNameMaria
person.identifier.ciencia-idEE1E-74DE-F52E
person.identifier.orcid0000-0001-7902-9751
person.identifier.ridK-5160-2013
person.identifier.scopus-author-id55044697000
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication6eead58d-4c85-4e5d-8c19-5bdc1fb9e1b7
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