| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 1.19 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo pretende analisar e avaliar práticas pedagógicas eficazes em contexto de
sala de aula e alargadas ao contexto familiar, para promover a Linguagem Expressiva numa criança com Trissomia 21 (T21). Para este objetivo geral analisou-se o impacto do uso de imagens visuais no processo
de aquisição e desenvolvimento da linguagem de uma criança com T21, com cinco anos de idade, a frequentar o pré-escolar e que revelava grandes dificuldades na comunicação e na linguagem expressiva.
O estudo realizado permitiu constatar a melhoria na articulação das palavras, a aquisição de novo vocabulário e a construção de frases decorrente da realização de um conjunto de onze sessões programadas e distribuídas ao longo de alguns meses, nas quais se recorreu ao uso de imagens visuais para ativar o processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem do sujeito do estudo. Os resultados conseguidos permitem responder à questão colocada e obter suporte empírico para afirmar que o uso de imagens tem um impacto positivo no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem expressiva, no caso particular, em
crianças com T21.
Description
Keywords
Trissomia 21 Linguagem Expressiva Comunicação Aumentativa Comunicação Alternativa Educação Pré-Escolar
