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Adaptações curriculares de pequeno porte para o aluno com deficiência intelectual

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A pesquisa discorre sobre a importância das adaptações curriculares de pequeno porte para alunos com Deficiência Intelectual no Brasil, investigando como ocorrem a partir de um estudo de caso com uma aluna com essa deficiência devidamente matriculada no ensino regular de uma escola pública do município de Turiaçu – MA, na perspectiva de promoção de atitudes inclusivas no contexto escolar. Inicialmente, buscou-se a literatura necessária para fundamentar a pesquisa, o seu sujeito central, uma aluna que cursa o 4º ano do ensino fundamental, com dificuldades de leitura e escrita devido a deficiência. Foram realizadas entrevistas junto à professora regente da turma da aluna e a sua professora do Atendimento Educacional Especializado. Nas entrevistas foram constatados aspectos desafiadores à educação especial sob a perspectiva inclusiva, como a ausência de formação contínua sobre adaptação curricular de pequeno porte, porém também aspectos positivos, como a consciência das professoras entrevistadas em oferecerem metodologias diferenciadas ao público investigado. No estudo de caso, constatou-se que a aluna, até então, não havia realizado atividades adaptadas à sua realidade. A intervenção trouxe resultados à estudante, que transitou da fase silábica, com valor sonoro, para uma etapa silábico-alfabética inicial. Portanto, o trabalhado realizado foi de grande pertinência para a estudante, para a escola e para o município, contribuindo para que os educadores cumpram com a inclusão de alunos na sala comum de ensino, eliminando a sua invisibilidade no contexto escolar.

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Deficiência Intelectual Adaptações Curriculares Inclusão

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