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Advisor(s)
Abstract(s)
Desde a implementação dos sistemas de gestão da qualidade pelas normas da série
ISO 9000, com grande dinamização iniciada na década de 1990, que novas funções
relacionadas com sistemas de gestão têm aparecido nas organizações: “Gestor da
Qualidade”, “Auditor da Qualidade”, e outras.
A evolução da legislação e também da normalização de outras temáticas,
nomeadamente da Gestão Ambiental, Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho e
da Gestão da Responsabilidade Social e muitas outras, acabaram por introduzir
também novas funções para responder aos requisitos técnicos de cada temática.
Posteriormente, a integração de todos estes sistemas de gestão, criou a função de
“Gestor de Sistemas Integrados”. Mais recentemente, as organizações procuram no
mercado de trabalho por “Gestores de Sustentabilidade”, ou designação
equivalente.
Este é um novo desafio colocado às instituições do ensino superior formadoras de
competências para estas funções. Pretende-se saber, com este estudo prospetivo em
Portugal, quais as competências em sustentabilidade necessárias para a função de
Gestor de Sustentabilidade, e de que forma as competências em Sistemas de Gestão
e são úteis para estas novas funções.
Para a pesquisa, foram realizadas duas entrevistas a gestores de sustentabilidade no
ativo: Foram também inventariadas competências que são reportadas nos anúncios
de vagas de emprego e as funções que são referidas nos CV de pessoas que
desempenham funções relacionadas com o gestor de sustentabilidade,
disponibilizados no Linkedin.
Os dados recolhidos apontam para funções centradas na recolha de indicadores e o
seu report nomeadamente do Relatório de Sustentabilidade. As competências de
domínio das normas e plataformas de reporte em sustentabilidade são importantes,
assim como as competências em Sistemas de Gestão
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Keywords
Citation
Soares, A., Ramos, C., Pinto, F. C., & Santos, B. (2023). Funções e Competências para a Gestão da Sustentabilidade nas Organizações. In Livro de atas do XIII encontro da RIQUAL - Rede de Investigadores da Qualidade, pp 47-63