Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.39 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
A liderança é uma função que está implícita na atividade de qualquer oficial das forças armadas. Como tal, com o presente trabalho procurou-se contribuir para o estudo da liderança, mais precisamente, para a validação do modelo de liderança funcional proposto através da realização de um estudo quási-experimental que envolveu 160 Cadetes, 6 Aspirantes e 1 Professor da Escola Naval. Posto isto, este trabalho teve como principal ambição responder a três questões fundamentais:
1) A primeira questão prende-se com a possibilidade das competências do modelo de liderança funcional proposto por Santos (2014) estarem relacionadas com a eficácia das equipas.
2) A segunda questão levantada traduz-se na possibilidade de a formação em liderança funcional estar associada ao desenvolvimento das competências dos líderes.
3) A terceira e última questão colocada prende-se com a possibilidade do desenvolvimento das competências de liderança funcional estar associado à melhoria da eficácia das equipas.
Por forma a apresentar os resultados obtidos e a tornar este trabalho mais compreensível, o conteúdo apresentado foi organizado em seis capítulos: “Introdução”, “Revisão da literatura”, “Modelo de liderança proposto”, “Método”, “Resultados e Discussão” e “Conclusão”. Do estudo efetuado, pôde-se verificar que as competências do modelo de liderança funcional proposto estavam positivamente relacionadas com a eficácia das equipas, que a formação em liderança funcional contribui para o desenvolvimento das competências dos líderes e que o desenvolvimento das competências, por sua vez, também estava positivamente relacionado com a eficácia das equipas.
Considerou-se ainda que seria benéfico para o estudo da liderança a abordagem dos modelos mentais das equipas, por forma a verificar-se a relação existente entre os referidos modelos e o desenvolvimento das competências dos líderes, assim como entre os referidos modelos e a eficácia das equipas.
Description
Keywords
Liderança, Competências dos líderes, Eficácia