Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A escrita criativa

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

A criatividade é uma capacidade que todos possuímos mas que necessita de aprendizagem e domínio, tal como a escrita que trata-se de uma das aprendizagens fundamentais, realizadas no ensino Pré- Escolar e no 1.º ciclo e que se prolonga durante toda a vida. O presente relatório do projeto de investigação insere-se na área da língua portuguesa e foi realizado em contexto de estágio de intervenção numa turma de 2.º ano de escolaridade. Os temas fulcrais são a escrita e a criatividade, mais precisamente a produção de textos escritos e a criatividade escrita. Os temas em destaque unem-se para compreender em que medida é que a criatividade escrita se desenvolve nas produções textuais dos alunos quando existe um maior apoio e orientação nas tarefas desenvolvidas. De forma a compreender se existe esse mesmo desenvolvimento criativo foram propostas seis tarefas divididas por duas fases de execução, com objetivos semelhantes mas com o nível de apoio e orientação diferentes. A investigação tomou uma dimensão qualitativa e com bases assentes na metodologia de investigação-ação. A análise documental foi realizada tendo em conta os pares de tarefas criados para refletir a evolução das competências selecionadas. Os resultados revelaram produções escritas mais organizadas e estruturadas, com vocabulário e expressões mais adequados aos objetivos das tarefas, afirmando desse modo um nível superior de criatividade.
Creativity is an ability we all possess, but which requires learning and domain, such as writing, which is one of the fundamental learning, held in Pre-School education and the 1st cycle and extending throughout life. This research project report is part of the area of Portuguese language and was held in intervention stage of context in a class of 2nd grade. The key themes are writing and creativity, specifically the production of written texts and writing creativity. The featured topics unite to understand in what way the creative writing develops in the textual productions of the students, when there is greater support and guidance in the developed tasks. In order to understand if the creative development really exists, six tasks were proposed, divided into two phases of implementation with similar goals but with different support and orientation guidelines. The research took a qualitative dimension and its foundation lies on the research-action methodology. The documentary analysis was performed, taking into account the job pairs created to reflect the evolution of selected skills. The results revealed more organized and structured written productions, with vocabulary and expressions best suited to the objectives of the tasks, claiming a higher level of creativity.

Description

Keywords

Escrita Produção de textos Motivação Criatividade Apoio e orientação Writing Production of texts Motivation Creativity Support and guidance Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue