Repository logo
 
Publication

Aprender a resolver problemas no 2º ano do ensino básico

dc.contributor.authorSousa, Cristina
dc.contributor.authorMendes, Fátima
dc.date.accessioned2018-03-13T12:58:39Z
dc.date.available2018-03-13T12:58:39Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractEste artigo tem como propósito compreender o modo como alunos do 2.° ano resolvem problemas. Discute-se a importância da resolução de problemas na aprendizagem da Matemática, o entendimento de problema, as etapas do processo de resolução de problemas e as principais estratégias de resolução A investigação subjacente foi realizada em Portugal, numa turma do 2.° ano de uma escola dos arredores de um meio urbano. A pesquisa seguiu uma metodologia qualitativa e a recolha de dados incluiu observação de aulas da turma do 2.° ano e recolha documental a propósito da resolução de seis problemas. Neste artigo são analisadas as resoluções de um dos alunos da turma, Daniel, caracterizando as estratégias que usa, as dificuldades que manifesta e as etapas de resolução por que passa. Os resultados salientam que usa diferentes estratégias, suportadas por representações icónicas e simbólicas. Manifesta dificuldades relacionadas com a interpretação do problema, a utilização de conteúdos matemáticos e o uso da estratégia trabalhar do fim para o princípio. Nem sempre é possível compreender se Daniel percorreu todas as etapas de resolução de problemas.pt_PT
dc.description.abstractThis paper aims to understand how 2nd grade students solve problems. We present an overview about the importance of problem solving in the learning of Mathematics, what is understood as a problem, the phases of problem solving and the main problem-solving strategies. The research was developed in a 2nd grade class of a school situated in Portugal on the outskirts of a city. The research that underlies this paper follows a qualitative methodology. Data collection was carried out by participant observation in a 2nd grade class and document collection about students' problem solving. This article analyses Daniel problem-solving that includes: the characterization of his strategies, the difficulties that he reveals and the phases of problem solving that he goes through. The results show that Daniel uses different strategies supported by iconic and symbolic representations. He has some difficulties related with the interpretation of the problem, the use of mathematical content and the use of work backward strategy. It is not always possible to understand if Daniel went through all the phases of problem solving.en
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSousa, C., & Mendes, F. (2017). Aprender a resolver problemas no 2º ano do ensino básico. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 31(57) 243-265. Rio Claro: UNESP – Universidade Estadual Paulista.pt_PT
dc.identifier.issn1980-4415
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/21978
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyesen
dc.publisherUNESP - Universidade Estadual Paulistapt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v31n57a12pt_PT
dc.subjectResolução de problemas no 2º ano do ensino básicopt_PT
dc.subjectEstratégias de resolução de problemaspt_PT
dc.subjectEtapas de resolução de problemaspt_PT
dc.subjectDificuldades dos alunos na resolução de problemaspt_PT
dc.subjectProblem-solving in a 2nd grade classen
dc.subjectProblem-solving strategiesen
dc.subjectPhases of problem-solvingen
dc.subjectDifficulties of students in problem-solvingen
dc.titleAprender a resolver problemas no 2º ano do ensino básicopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceRio Claropt_PT
oaire.citation.endPage265pt_PT
oaire.citation.startPage243pt_PT
oaire.citation.titleBolema: Boletim de Educação Matemáticapt_PT
oaire.citation.volume31, n. 57pt_PT
person.familyNamePISTA CALADO MENDES
person.givenNameMARIA DE FÁTIMA
person.identifier.ciencia-id2018-BA37-C0DD
person.identifier.orcid0000-0002-7112-9034
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typearticleen
relation.isAuthorOfPublication00ab5820-2469-4ddb-8c2d-4e3e28e9002a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery00ab5820-2469-4ddb-8c2d-4e3e28e9002a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Aprender a resolver problemas no 2º ano do ensino básico - pp. 243-265.pdf
Size:
920.99 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: