Publication
Aprende a gostar de ler, ouvindo ler e lendo
dc.contributor.advisor | Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952- | |
dc.contributor.advisor | Riscado, Maria Leonor Crespo Ramos, 1959- | |
dc.contributor.author | Silva, Ana Augusta Correia | |
dc.date.accessioned | 2019-06-26T12:25:53Z | |
dc.date.available | 2019-06-26T12:25:53Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | É sabido que em Portugal ainda é à escola que cabe a maior responsabilidade na aquisição e desenvolvimento de competências leitoras. Promover a literatura infantil desde uma idade precoce é fundamental para que a criança crie um vínculo com a leitura. Perante uma sociedade em que a leitura é cada vez mais valorizada e indispensável, é importante que a criança se sinta motivada para ler e que leia bem e cada vez mais. Este trabalho intitulado Aprender a Gostar de Ler, Ouvindo Ler e Lendo teve como primordial objetivo suscitar, nas crianças, hábitos de leitura e, consequentemente, o desenvolvimento do prazer na leitura de textos literários, na medida em que o gosto pela leitura se constrói e se aprofunda com o passar do tempo. Partindo destes pressupostos, o presente trabalho foca-se nos hábitos de leitura das crianças, centrando a sua abordagem na importância da manutenção ou acréscimo da motivação para a leitura e na promoção da leitura através do contacto direto com obras de literatura para a infância, tendo por base o Plano Nacional de Leitura. Este estudo encontra-se organizado em duas partes fundamentais: a primeira parte aborda todo o enquadramento teórico do tema e a segunda parte evidencia o estudo empírico realizado numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). O estudo foi composto por um conjunto de sessões que tiveram como finalidade Aprender a Gostar de Ler, Ouvindo Ler e Lendo. Conclui-se que as crianças gostam que leiam para elas e, de um modo geral, verificou-se, após a intervenção, uma evolução da motivação para a leitura, sobretudo, na dimensão de leitura por prazer. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202255336 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/29054 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Literatura Infantil | pt_PT |
dc.subject | Ouvir Ler | pt_PT |
dc.subject | Literatura Para a Infância | pt_PT |
dc.subject | Mediadores de Leitura | pt_PT |
dc.subject | Estratégias de Leitura | pt_PT |
dc.subject | Plano Nacional de Leitura | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico 1º Ciclo | pt_PT |
dc.title | Aprende a gostar de ler, ouvindo ler e lendo | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |