Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
5.45 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Nesta comunicação analisamos uma tarefa cujo objetivo é a exploração da
comparação multiplicativa, numa perspetiva de desenvolvimento da flexibilidade de
estratégias utilizadas pelos alunos. A tarefa em causa faz parte de uma sequência de
tarefas e foi experimentada numa sala de aula de Matemática, numa turma do 6.º ano de
escolaridade, no ano letivo 2015/16. A sua abordagem surge no contexto de uma
experiência de ensino e de uma investigação que se insere na modalidade de design
research. Fundamentamos teoricamente o recurso de aprendizagem proposto, quer sob
o ponto de vista da comparação multiplicativa, quer da flexibilidade / adaptabilidade de
estratégias. Apresentamos e discutimos uma primeira análise dos dados.
Description
Keywords
Comparação multiplicativa Flexibilidade Estratégias Tarefas
Citation
Cebola, G., & Brocardo, J. (2016). Recursos para a aprendizagem da comparação multiplicativa: reflexão em torno de uma tarefa. In A. P. Canavarro, A. Borralho, J. Brocardo & L. Santos (Eds), Recursos na educação matemática: livro de atas do EIEM (177-194). Évora: Universidade.
Publisher
SPIEM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática