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Authors
Abstract(s)
O marketing digital evoluiu bastante e, consecutivamente, as marcas começaram a
explorar o content marketing e o social media marketing para dar resposta ao crescente
interesse dos consumidores de conteúdos, permitindo assim que estes se envolvessem
com as suas organizações desportivas e atletas prediletos.
A presente investigação procura estudar o envolvimento dos consumidores, sendo estes
sócios, adeptos ou simpatizantes, com o conteúdo digital de um clube desportivo,
através de diversas motivações de envolvimento em diferentes níveis de atividade
relacionados com a marca. Por forma a almejar este objetivo, traçou-se o modelo
conceptual, construído segundo a literatura, que traduzisse as possíveis relações de
dependência das variáveis/motivações que antecedem os comportamentos de
envolvimento do consumidor.
Assim sendo, foram formuladas 18 hipóteses, testadas empiricamente, recorrendo à
divulgação de um inquérito por questionário, com aplicação online, distribuído por redes
sociais e correio eletrónico. A amostra obtida foi de 208 respondentes, simplificando a
análise das hipóteses, com recurso à análise fatorial exploratória e à análise de
regressão linear múltipla.
Os resultados obtidos demonstraram que as motivações de envolvimento
entretenimento, conversação e amor à marca exerceram uma influência significativa na
dimensão de comportamento de envolvimento do consumidor mais baixa, o consumo.
Relativamente ao comportamento de envolvimento intermédio do consumidor, a
contribuição, verificámos que é afetada positivamente pelas motivações da influência
social, da recompensa e do amor à marca. Por último, as motivações da influência
social, conversação e recompensa assumem um papel significativo no comportamento
de envolvimento mais elevado, a criação.
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Keywords
Marketing digital Redes sociais Envolvimento Consumidor Marca Sporting Clube de Portugal