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A educação de uma nova geração de jornalistas : do moodle ao facebook

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A educação superior para o jornalismo é um fenómeno relativamente recente na sociedade portuguesa, no âmbito do qual ainda se abrem oportunidades de investigação relevantes. Numa altura em que o jornalismo é atravessado por questões que incidem sobre a sua sustentabilidade, função e direccionamento sociais, temos assistido à transformação de uma profissão que cada vez mais adquire características de precariedade e fragilidade. A educação superior para o jornalismo, neste contexto, é chamada a assumir um novo enquadramento das suas práticas, nomeadamente através da tradução e concretização de elementos facilitadores da integração num percurso profissional que certamente pertence às expectativas dos que a ela recorrem. Esta tese concretiza um contributo exploratório para a compreensão e realização desse desafio, abordando o problema de como educar a nova geração de jornalistas através de experiências de aprendizagem inovadoras baseadas em contextos sociais de aprendizagem mediados pelas novas tecnologias. Mais concretamente, procuraram-se definir as sinergias de uma estratégia pedagógica pela via da reflexão pessoal, fundamentada numa análise fenomenológica das perspectivas dos alunos e das experiências realizadas num contexto real. Nesta reflexão foi central o pensamento de autores como Dewey, Freire e McLuhan, bem como outras elaborações teóricas sobre a actividade humana enquanto fenómeno social e cultural. Considerando o carácter exploratório da investigação, seguiu-se uma abordagem metodológica de investigação-acção em três ciclos, cada um deles alicerçado nos resultados do anterior, tendo privilegiado, dessa forma, tanto aspectos cumulativos como diferenciados. As experiências preliminares na plataforma Moodle salientaram a amplificação do contexto de aprendizagem resultante da estratégia pedagógica baseada em projecto de publicação, avaliação entre pares e discussão temática, para uma experiência eminentemente social, liberta dos constrangimentos espaciais e temporais da sala de aula. No segundo ciclo testou-se a mesma estratégia pedagógica, na plataforma de gestão de comunidades Dolphin, tendo em vista uma primeira definição da construção social e cultural da experiência de aprendizagem nas perspectivas dos alunos, atentando também na exploração do potencial de desenvolvimento de uma comunidade. Deste movimento ficou visível, nos relatos dos alunos, a aproximação da experiência às expectativas de um futuro profissional e as vantagens da Internet para uma promoção pessoal por via da exposição de trabalhos jornalísticos. Por outro lado, a comunidade desejada falhou diante da ausência dos atractivos da exposição externa e da conclusão das actividades curriculares formais. Um terceiro ciclo de investigação-acção testou uma combinação entre um blogue de tipo portefólio colectivo e um grupo aberto na rede social Facebook. Este teste à estratégia pedagógica foi novamente descrito pelos alunos como um contexto de simulação profissional, associado a sentimentos e representações que pertencem a uma esfera da profissão de jornalista, contexto esse impulsionado claramente pela maior exposição externa permitida pelo Facebook, sem prejuízo do suporte tecnológico às interacções sociais, e aproveitando da melhor forma as novas oportunidades para a prática do jornalismo permitidas no ciberespaço. Os resultados observados nestes ciclos de investigação-acção contribuem para o argumento central demonstrado nesta tese, de como uma estratégia pedagógica apoiada numa relação dinâmica e interdependente entre duas dimensões resultantes do âmbito da actividade, nomeadamente participação e exposição, resultou em sinergias observadas nas representações dos alunos sobre a experiência de aprendizagem que se situam no âmbito da competência prática em jornalismo e da consciencialização pessoal sobre um percurso até à profissão.

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