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A educação superior para o jornalismo é um fenómeno relativamente recente na sociedade portuguesa, no
âmbito do qual ainda se abrem oportunidades de investigação relevantes. Numa altura em que o
jornalismo é atravessado por questões que incidem sobre a sua sustentabilidade, função e
direccionamento sociais, temos assistido à transformação de uma profissão que cada vez mais adquire
características de precariedade e fragilidade. A educação superior para o jornalismo, neste contexto, é
chamada a assumir um novo enquadramento das suas práticas, nomeadamente através da tradução e
concretização de elementos facilitadores da integração num percurso profissional que certamente pertence
às expectativas dos que a ela recorrem.
Esta tese concretiza um contributo exploratório para a compreensão e realização desse desafio, abordando
o problema de como educar a nova geração de jornalistas através de experiências de aprendizagem
inovadoras baseadas em contextos sociais de aprendizagem mediados pelas novas tecnologias. Mais
concretamente, procuraram-se definir as sinergias de uma estratégia pedagógica pela via da reflexão
pessoal, fundamentada numa análise fenomenológica das perspectivas dos alunos e das experiências
realizadas num contexto real. Nesta reflexão foi central o pensamento de autores como Dewey, Freire e
McLuhan, bem como outras elaborações teóricas sobre a actividade humana enquanto fenómeno social e
cultural.
Considerando o carácter exploratório da investigação, seguiu-se uma abordagem metodológica de
investigação-acção em três ciclos, cada um deles alicerçado nos resultados do anterior, tendo privilegiado,
dessa forma, tanto aspectos cumulativos como diferenciados. As experiências preliminares na plataforma
Moodle salientaram a amplificação do contexto de aprendizagem resultante da estratégia pedagógica
baseada em projecto de publicação, avaliação entre pares e discussão temática, para uma experiência
eminentemente social, liberta dos constrangimentos espaciais e temporais da sala de aula. No segundo
ciclo testou-se a mesma estratégia pedagógica, na plataforma de gestão de comunidades Dolphin, tendo
em vista uma primeira definição da construção social e cultural da experiência de aprendizagem nas
perspectivas dos alunos, atentando também na exploração do potencial de desenvolvimento de uma
comunidade. Deste movimento ficou visível, nos relatos dos alunos, a aproximação da experiência às
expectativas de um futuro profissional e as vantagens da Internet para uma promoção pessoal por via da
exposição de trabalhos jornalísticos. Por outro lado, a comunidade desejada falhou diante da ausência dos
atractivos da exposição externa e da conclusão das actividades curriculares formais. Um terceiro ciclo de
investigação-acção testou uma combinação entre um blogue de tipo portefólio colectivo e um grupo
aberto na rede social Facebook. Este teste à estratégia pedagógica foi novamente descrito pelos alunos
como um contexto de simulação profissional, associado a sentimentos e representações que pertencem a
uma esfera da profissão de jornalista, contexto esse impulsionado claramente pela maior exposição
externa permitida pelo Facebook, sem prejuízo do suporte tecnológico às interacções sociais, e
aproveitando da melhor forma as novas oportunidades para a prática do jornalismo permitidas no
ciberespaço.
Os resultados observados nestes ciclos de investigação-acção contribuem para o argumento central
demonstrado nesta tese, de como uma estratégia pedagógica apoiada numa relação dinâmica e
interdependente entre duas dimensões resultantes do âmbito da actividade, nomeadamente participação e
exposição, resultou em sinergias observadas nas representações dos alunos sobre a experiência de
aprendizagem que se situam no âmbito da competência prática em jornalismo e da consciencialização
pessoal sobre um percurso até à profissão.