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Abstract(s)
Constatou-se que as crianças manifestam algumas dificuldades em compreender o espaço e, consequentemente, em representá-lo. Verificou-se, também, que os mapas em sala de aula são desvalorizados para o desenvolvimento de aptidões espaciais. Desta forma, o presente Relatório Final aliou a necessidade em compreender como as crianças se apropriam do espaço com a vontade de conhecer como se ensina a leitura de mapas a crianças e, ainda, de que forma estes podem contribuir para o
desenvolvimento de capacidades espaciais. Foram propostas atividades a uma turma de 3.º ano do 1.º CEB, composta por 25 crianças, pertencente a uma escola da cidade de Coimbra.
Partindo deste trabalho, os/as alunos/as admitiram que aprenderam a trabalhar em grupo, desenvolvendo competências de partilha, cooperação e negociação. Os resultados obtidos indicaram que todas as crianças gostaram de realizar as atividades porque se sentiram motivadas e aprenderam de uma forma diferente da realidade do grupo. Quanto às aprendizagens ligadas ao tema da cartografia, as crianças destacaram o reconhecimento da importância dos mapas, o desenvolvimento de noções espaciais recorrendo a mapas e a compreensão da planta da sala. Com isto, reconhece-se um sentido positivo das aprendizagens alcançadas pelas crianças. Concluiu-se que contactar diretamente com mapas desde cedo sugere um olhar mais atento ao que nos rodeia, levando-nos a questionar e a refletir sobre o espaço. Proporciona, ainda, o reconhecimento da importância dos mapas e em saber lê-los.
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Keywords
Desenvolvimento Espacial Representação do Espaço Cartografia Alfabetização Cartográfica