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Abstract(s)
A Educação Física apresenta diversos benefícios, físicos, psicológicos e educativos, e é uma excelente ferramenta para combater o sedentarismo e criar boas bases desportivas.
Muitas crianças e jovens apenas praticam exercício físico na disciplina de Educação Física e muitas das vezes não o praticam fora da escola por falta de motivação.
É importante conhecer os reais motivos que levam os alunos à prática do exercício físico, para que nós, professores, os consigamos motivar. Conhecendo e compreendendo as reais motivações dos alunos, os docentes saberão que medidas deverão adotar nas suas aulas, com o intuito de aumentar a participação e manutenção da prática de exercício físico, evitando o seu abandono.
O principal objetivo deste estudo foi conhecer as principais motivações que levam os alunos a praticar exercício físico na disciplina de Educação Física, neste caso, os alunos do 3º ciclo da Escola Básica Carlos Gargaté. Para além deste objetivo procurou-se também analisar se existem motivações distintas entre géneros e os diferentes anos de escolaridade.
Para isso foi aplicado o questionário Q.M.A.D. - Questionário de Motivação para as atividades desportivas, a alunos do 7º, 8º e 9º ano da Escola Básica Carlos Gargaté.
Conclui-se que as dimensões motivacionais mais relacionadas com a prática do exercício físico na Educação Física se prendem à “Forma Física” e ao “Desenvolvimento Técnico” e que a dimensão motivacional “Estatuto” é considerada a menos importante para os alunos participantes no estudo.
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Keywords
Motivação Educação física Adolescência