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Intervenções psicoeducativas na adesão ao regime terapêutico à pessoa com doença mental grave

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Abstract(s)

Na prática clínica diária observamos que as recaídas e reinternamentos estão, na sua maioria, relacionadas com a não adesão ao regime terapêutico após a alta hospitalar, provocando um grande impacto na vida da pessoa com doença mental, particularmente na Pessoa com Doença Mental Grave. Este relatório refere-se aos estágios efetuados no Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria desenvolvidos em dois contextos clínicos de Saúde Mental e Psiquiatria (internamento e ambulatório) e nos quais, se desenvolveram intervenções dirigidas para a promoção da Adesão ao Regime Terapêutico na Pessoa com Doença Mental Grave, integrando estratégias educacionais e comportamentais, que visaram consciencializar a pessoa para a importância da adesão ao regime terapêutico, assim como promover o conhecimento acerca da doença e tratamento de forma a prevenir recaídas. O ponto de partida destas intervenções foi o diagnóstico de Enfermagem segundo a NANDA de “Controlo eficaz do regime terapêutico”. Para tal, recorreu-se à aplicação de grelhas de indicadores em comportamento de aceitação, de adesão, auto cuidado: medicação e participação do familiar nos cuidados de saúde, de acordo com a Classificação de Resultados de Enfermagem (Nursing Outcomes Classification - NOC, 2004). Os resultados obtidos demonstram, através da avaliação de indicadores objetivos, os aspetos que devem ser considerados de intervenção prioritária, e os ganhos significativos em saúde em avaliações posteriores. O desenvolvimento de todo o processo associado à conceção, desenvolvimento e avaliação das intervenções Psicoeducativas na Adesão ao Regime Terapêutico à Pessoa com Doença Mental Grave favoreceu o desenvolvimento de competências especializadas em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica.

Description

Mestrado, Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria, 2012, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa

Keywords

Enfermagem psiquiátrica Doença mental grave Adesão à medicação

Pedagogical Context

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[s.n.]

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